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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.20
MB
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Título: |
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Espírito de Seleção: um estudo dos discursos midiáticos a partir da Copa do Mundo de 2006 |
Autor: |
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Gustavo da Silva Freitas
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO FÍSICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO FÍSICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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312 |
Resumo |
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O fracasso da Seleção Brasileira de futebol na Copa do Mundo de 2006 reanimou o debate da representatividade que uma seleção pode ou não assumir em relação às características culturais e futebolísticas da nação a qual representa. O sentimento coletivo de derrota diante do desempenho não esperado nos campos alemães compôs um cenário de implosão de uma identidade para a Seleção Brasileira. Essa desconstrução de um modelo que se mostrou insatisfatório tem sua amplitude para além da desclassificação nas quartas-de-final frente à Seleção Francesa gerando; adiante; uma renovação destacada pela mudança no comando técnico; pela busca de novos jogadores; pela construção de outras identidades. Partindo do princípio de que esta identidade é resultado de um processo discursivo nunca completado (HALL; 2000; LACLAU; 1996); mas que responde a uma emergência histórica; este estudo visa analisar a forma como se estabeleceu esse processo mapeando e analisando os agenciamentos que foram e estão sendo postos em prática e como a imprensa participou e está participando da reconstrução de uma nova imagem; de um novo sentimento coletivo; enfim; de outras identidades para a Seleção Brasileira. A opção pelo campo midiático (BOURDIEU; 2002; CHARAUDEAU 2006) como referência empírica parte da relevância deste diante os acontecimentos esportivos atuais no que diz respeito à produção de sentidos múltiplos que acabam estabelecendo um diálogo entre prática discursiva e constituição de identidades. Um diálogo que é resultado de um constante estado de lutas entre as formas que essa identidade é visibilizada pelos canais de comunicação. Para desenvolver o estudo foi utilizada; prioritariamente; a metodologia de análise do discurso a partir da perspectiva apontada por Michel Foucault (1998) que; combinada com alguns elementos cartográficos (ROLNIK; 2006); possibilitou o encontro dos diferentes discursos que; dentro de uma regularidade; proliferaram sobre esses acontecimentos. Ao selecionar os textos para a análise que realizamos pode-se perceber que muito mais do que uma homogeneização ou; um meta discurso; o campo midiático produz efeitos de verdades a partir de uma multiplicidade discursiva que procura definir a realidade. Esta multiplicidade também atende a uma demanda discursiva inacabada; algo que está em constante reconfiguração a partir de enunciados produzidos e incorporados pelo campo midiático; provocando alterações; reafirmações; começos e desaparecimentos de determinados elementos que constituem as identidades. |
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