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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3.66
MB
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Título: |
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“Falo o que ‘nego’ quer ouvir”: identidades camaleônicas na nova ordem do trabalho |
Autor: |
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Miriam Viniskofske
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/INTERDISCIPLINAR LINGÜÍSTICA APLICADA |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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456 |
Resumo |
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Esta pesquisa qualitativa; de cunho etnográfico; aborda o processo de construção de
identidades profissionais que ocorre durante entrevistas realizadas por uma professora
com seus alunos-executivos em preparação para o teste estandardizado GMAT® -
requisito do processo de seleção de candidatos a cursos de MBA; tanto no exterior como
no Brasil. A noção de prática crítica de Lemke (1995) que se volta para a
compreensão dos processos de estabilização do mundo social implicados nas políticas
textuais vigentes norteia a totalidade do percurso investigativo adotado: discussão
sobre os discursos da chamada nova ordem do trabalho; definidores de parâmetros para
a ação profissional no momento contemporâneo (Gee; 2000; Sennet; 2005);
identificação de uma rede de comunidades de prática (Wenger; 1998) ligadas ao atual
mercado de trabalho; das quais o GMAT® e as práticas de letramento que envolve são
partes constituinte e constitutiva; análise dos efeitos discursivo-identitários do contexto
traçado sobre um grupo de atores sociais; e articulação entre dinâmica emergente nas
interações locais (i.e.; durante as entrevistas) e a ordem social mais ampla. Através de
uma perspectiva socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais (Moita
Lopes; 2003); associada às considerações foucaultianas sobre a articulação poder
sabersubjetividade e às categorias enquadre (Goffman; 1974); alinhamento (Goffman;
1979) e posicionamento (Davies; Harré; 1990); o estudo desenvolve duplo movimento
analítico ao examinar criticamente o GMAT® e os discursos sobre ele produzidos por
alguns de seus examinandos. O primeiro movimento relaciona o GMAT® à perspectiva
do exame (Foucault; 1975); identificando; nas práticas de treinamento para o teste e de
execução do mesmo (entendidas como práticas de letramento); uma série de dispositivos
disciplinares que se imbricam a mecanismos de controle (Deleuze; 1992). O segundo
movimento aponta para diferentes níveis de identificação dos examinandos com o
universo da nova ordem do trabalho; que oscilam desde a adoção acrítica desses
discursos; compondo um kit identitário padrão do profissional contemporâneo; até
apropriações mais refletidas. Essas respostas são construídas discursivamente por um
repertório emocional que varia entre idéias de assertividade / autoconfiança / certeza e
insegurança / menos-valia / dúvida; entre outros; integrando um continuum de posições.
O estudo conclui mostrando que é na comunidade de prática que se hibridiza uma série
de discursos e práticas relacionados ao mundo do trabalho e da educação; que; ao se
retroalimentarem; fabricam um contexto de exclusão norteado pela dicotomia
competentes / vencedores (os que estão dentro) e incompetentes / fracassados (os que
estão fora); no qual indivíduos reproduzem a dinâmica altamente competitiva do
mercado de trabalho atual. |
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