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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
573.19
KB
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Título: |
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A literatura como jogo: por uma curadoria pedagógica da leitura. |
Autor: |
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Bruno Cardoso Lages
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/INTERDISCIPLINAR LINGÜÍSTICA APLICADA |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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682 |
Resumo |
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O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o ato de ler. Inspirase
na experiência de museus do mundo inteiro no que se convencionou chamar de curadoria pedagógica. Nela; recursos humanos e tecnológicos são empregados a fim de tornar a visita ao museu uma experiência mais dialógica e interativa; na medida
em que convida o visitante a negociar sentidos o tempo todo: com as obras; com um arte-educador; entre si. O fio condutor dessa reflexão é o mito de Perseu e Medusa.
Perseu só consegue matar a Górgona porque usa um escudo de bronze como espelho e; ao se aproximar do monstro olhando para o seu reflexo na superfície metálica do instrumento; escapa de virar estátua de si mesmo. Que paralelos podemse
traçar entre a experiência do visitante de museus e a do leitor de textos strictu sensu? Se a obra de arte é Medusa; Atena é o curador e Perseu; o visitante; como poderiam esses elementos aparecer no processo de leitura? O que é ser um leitor-
Perseu? Como entender um texto-Medusa? De quem é o papel de Atena e como exercê-lo? |
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