|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
905.21
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Original ou adaptado? Estudo empírico sobre a recepção de textos literários |
Autor: |
|
Roberta Boechat Albertino
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRJ/INTERDISCIPLINAR LINGÜÍSTICA APLICADA |
Área Conhecimento |
|
LETRAS |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
1,311 |
Resumo |
|
Esta dissertação tem por base os pressupostos da Ciência Empírica da Literatura;
Estilística e da noção de literariedade. Ciente das dificuldades enfrentadas com a leitura de
textos literários; este trabalho visa conhecer como se comportam leitores com nível de inglês
avançado à leitura de textos literários e adaptados em inglês. Para tanto; realizou-se um estudo
empírico com 240 alunos do primeiro período do curso de Letras (português/inglês) e de
cursos livres de inglês. Os participantes leram o fragmento de um texto original e adaptado
em inglês; e responderam a um questionário com perguntas fechadas sobre seus hábitos de
leitura e impressões sobre aspectos envolvidos na construção do texto literário. A análise
quantitativa dados possibilitou a verificação de aspectos cognitivos; emotivos e
comportamentais da leitura de textos literários originais e adaptados; assim como o contraste
destas reações à leitura de ambos os textos. Os resultados apontam para um maior
envolvimento dos alunos com a leitura nas situações em que o texto adaptado é apresentado.
Busca-se com esta pesquisa auxiliar professores de língua e leitura em inglês no uso de textos
literários adaptados e originais em sala de aula; de modo a estimular a leitura literária entre os
alunos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|