Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  905.21 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Original ou adaptado? Estudo empírico sobre a recepção de textos literários
Autor:  
  Roberta Boechat Albertino   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRJ/INTERDISCIPLINAR LINGÜÍSTICA APLICADA
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  1,052
Resumo  
  Esta dissertação tem por base os pressupostos da Ciência Empírica da Literatura; Estilística e da noção de literariedade. Ciente das dificuldades enfrentadas com a leitura de textos literários; este trabalho visa conhecer como se comportam leitores com nível de inglês avançado à leitura de textos literários e adaptados em inglês. Para tanto; realizou-se um estudo empírico com 240 alunos do primeiro período do curso de Letras (português/inglês) e de cursos livres de inglês. Os participantes leram o fragmento de um texto original e adaptado em inglês; e responderam a um questionário com perguntas fechadas sobre seus hábitos de leitura e impressões sobre aspectos envolvidos na construção do texto literário. A análise quantitativa dados possibilitou a verificação de aspectos cognitivos; emotivos e comportamentais da leitura de textos literários originais e adaptados; assim como o contraste destas reações à leitura de ambos os textos. Os resultados apontam para um maior envolvimento dos alunos com a leitura nas situações em que o texto adaptado é apresentado. Busca-se com esta pesquisa auxiliar professores de língua e leitura em inglês no uso de textos literários adaptados e originais em sala de aula; de modo a estimular a leitura literária entre os alunos
     
    Baixar arquivo