Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5,86 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Alguns reflexos da didática construtivista no ensino de matemática nas quatro séries iniciais do ensino fundamental
Autor:  
  Richael Silva Caetano   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESP/BAU/EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  273
Resumo  
  A presente pesquisa investigou a utilização da Epistemologia Genética piagetiana através da análise das ações didáticas adotadas por quatro professores (sendo cada um pertencente às quatro séries iniciais do Ensino Fundamental) durante a abordagem dos conteúdos matemáticos. Além disso; observou-se como ocorreu a apropriação do construtivismo piagetiano à constituição da prática docente dos referidos professores. Configurando uma pesquisa qualitativa; do tipo estudo de caso; a coleta dos dados foi realizada por meio dos seguintes instrumentos/métodos: I - Entrevistas estruturadas; II - Questionários abertos; fechados e mistos; III - Observação de campo. Após dois meses de pesquisa de campo; em duas escolas pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de Bauru; identificaram-se os seguintes aspectos com relação às ações didáticas: as professoras da 1ª e 2ª séries utilizaram exclusivamente o método expositivo-transmissivo (caracteristicamente do Ensino Tradicional); a docente da 3ª série usou conjuntamente com a exposição-transmissão alguns elementos construtivistas (a operação sobre o material concreto; o questionamento visando à ocorrência do pensar sobre a ação; a interação entre alunos e professora); o professor da 4ª série foi o que mais apresentou estratégias didáticas construtivistas; tais como a dinâmica de grupo; a avaliação diagnóstica; a proposição de situações problema e questionamentos; permitindo aos estudantes tomarem consciência (em maior probabilidade) de suas ações. A respeito da apropriação da teoria de Piaget; observaram-se algumas compreensões "distorcidas"; sendo possível afirmar que esta apropriação ocorreu de modo difuso/fragmentado e (em alguns casos) contraditório. Por fim; as "idéias construtivistas" mais discursadas pelos quatro professores participantes foram: a construção contínua dos conhecimentos lógico-matemáticos e a necessidade da manipulação no concreto.
     
    Baixar arquivo