|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
5,86
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Alguns reflexos da didática construtivista no ensino de matemática nas quatro séries iniciais do ensino fundamental |
Autor: |
|
Richael Silva Caetano
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNESP/BAU/EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
273 |
Resumo |
|
A presente pesquisa investigou a utilização da Epistemologia Genética piagetiana através da
análise das ações didáticas adotadas por quatro professores (sendo cada um pertencente às
quatro séries iniciais do Ensino Fundamental) durante a abordagem dos conteúdos
matemáticos. Além disso; observou-se como ocorreu a apropriação do construtivismo
piagetiano à constituição da prática docente dos referidos professores. Configurando uma
pesquisa qualitativa; do tipo estudo de caso; a coleta dos dados foi realizada por meio dos
seguintes instrumentos/métodos: I - Entrevistas estruturadas; II - Questionários abertos;
fechados e mistos; III - Observação de campo. Após dois meses de pesquisa de campo; em
duas escolas pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de Bauru; identificaram-se os
seguintes aspectos com relação às ações didáticas: as professoras da 1ª e 2ª séries utilizaram
exclusivamente o método expositivo-transmissivo (caracteristicamente do Ensino
Tradicional); a docente da 3ª série usou conjuntamente com a exposição-transmissão alguns
elementos construtivistas (a operação sobre o material concreto; o questionamento visando à
ocorrência do pensar sobre a ação; a interação entre alunos e professora); o professor da 4ª
série foi o que mais apresentou estratégias didáticas construtivistas; tais como a dinâmica de
grupo; a avaliação diagnóstica; a proposição de situações problema e questionamentos;
permitindo aos estudantes tomarem consciência (em maior probabilidade) de suas ações. A
respeito da apropriação da teoria de Piaget; observaram-se algumas compreensões
"distorcidas"; sendo possível afirmar que esta apropriação ocorreu de modo
difuso/fragmentado e (em alguns casos) contraditório. Por fim; as "idéias construtivistas" mais
discursadas pelos quatro professores participantes foram: a construção contínua dos
conhecimentos lógico-matemáticos e a necessidade da manipulação no concreto. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|