Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5,86 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Estudo das dificuldades apresentadas pelos alunos da educação a distância na modalidade semipresencial do curso de licenciatura em pedagogia
Autor:  
  Cristiane Casquilha Rocha   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRJ/EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  207
Resumo  
  Nesta pesquisa qualitativa; discutimos as dificuldades de aprendizagem de 23 alunas; do terceiro período de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia; na modalidade semipresencial de um consórcio de universidades públicas. Das entrevistas semi-estruturadas emergiram as dificuldades de aprendizagem. Observou-se que elas se apresentaram desde o início do curso e foram classificadas em específicas e não específicas à modalidade em tela. Estas envolveram dificuldades em relação à disciplina de matemática e de língua portuguesa; conciliar o estudo com as tarefas domésticas e a falta de tempo. Foram dificuldades às vezes restritas a um aspecto particular; às vezes contínuas e mais difusas. Já as específicas à modalidade tiveram outro comportamento. Algumas; presentes inicialmente; solucionaram-se ou minimizaram-se ao longo do tempo. Foram elas: a dificuldade em estabelecer rotina e disciplina de estudo; interagir com os outros alunos; adaptar-se à modalidade e desenvolver estudo autônomo. Outras; pelo menos até o terceiro período; não se resolveram. Foram elas: a dificuldade de participar das tutorias presenciais e a distância; em lidar com a quantidade de leitura e com a tecnologia envolvida no processo. Após discutir as dificuldades de aprendizagem; traçamos conclusões e recomendações para superar ou minimizar as dificuldades eventualmente presentes neste ambiente educacional.
     
    Baixar arquivo