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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,86
MB
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Título: |
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Estudo das dificuldades apresentadas pelos alunos da educação a distância na modalidade semipresencial do curso de licenciatura em pedagogia |
Autor: |
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Cristiane Casquilha Rocha
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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207 |
Resumo |
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Nesta pesquisa qualitativa; discutimos as dificuldades de aprendizagem de 23 alunas; do
terceiro período de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia; na modalidade
semipresencial de um consórcio de universidades públicas. Das entrevistas semi-estruturadas
emergiram as dificuldades de aprendizagem. Observou-se que elas se apresentaram desde o
início do curso e foram classificadas em específicas e não específicas à modalidade em tela.
Estas envolveram dificuldades em relação à disciplina de matemática e de língua portuguesa;
conciliar o estudo com as tarefas domésticas e a falta de tempo. Foram dificuldades às vezes
restritas a um aspecto particular; às vezes contínuas e mais difusas. Já as específicas à
modalidade tiveram outro comportamento. Algumas; presentes inicialmente; solucionaram-se
ou minimizaram-se ao longo do tempo. Foram elas: a dificuldade em estabelecer rotina e
disciplina de estudo; interagir com os outros alunos; adaptar-se à modalidade e desenvolver
estudo autônomo. Outras; pelo menos até o terceiro período; não se resolveram. Foram elas: a
dificuldade de participar das tutorias presenciais e a distância; em lidar com a quantidade de
leitura e com a tecnologia envolvida no processo. Após discutir as dificuldades de
aprendizagem; traçamos conclusões e recomendações para superar ou minimizar as
dificuldades eventualmente presentes neste ambiente educacional. |
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