Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  838.77 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A escola na ótica dos Ava Kaiowá: Impactos e interpretações indígenas
Autor:  
  Tonico Benites   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRJ/ANTROPOLOGIA SOCIAL
Área Conhecimento  
  ANTROPOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  998
Resumo  
  Esta dissertação pretende analisar as divergências e conflitos entre a educação kaiowá realizada pelas famílias extensas, e a escola formal introduzida nas aldeias, utilizando-se do conceito de "tradição de conhecimento" (Barth) como uma ferramenta analítica. Ela apresenta uma descrição das práticas através das quais as famílias extensas kaiowá transmitem às suas crianças e jovens os conhecimentos necessários para a conformação de condutas, crenças e personalidades que sejam compatíveis e adaptadas com o seu estilo comportamental específico (teko laja). Busca também fazer uma análise dos efeitos de atividades desenvolvidas pelas antigas escolas integracionistas na formação de novas gerações indígenas, identificando os possíveis impactos e interferências negativas na organização educativa das famílias extensas kaiowá. Por fim, aponta algumas dificuldades, resultantes das características culturais e históricas deste povo, que surgem com a implantação de um projeto de educação escolar indígena, gestado na seqüência da aprovação da Constituição Federal de 1988.
     
    Baixar arquivo