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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
838,77
KB
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Título: |
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A escola na ótica dos Ava Kaiowá: Impactos e interpretações indígenas |
Autor: |
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Tonico Benites
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/ANTROPOLOGIA SOCIAL |
Área Conhecimento |
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ANTROPOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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971 |
Resumo |
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Esta dissertação pretende analisar as divergências e conflitos entre a educação
kaiowá realizada pelas famílias extensas, e a escola formal introduzida nas aldeias,
utilizando-se do conceito de "tradição de conhecimento" (Barth) como uma ferramenta
analítica. Ela apresenta uma descrição das práticas através das quais as famílias extensas
kaiowá transmitem às suas crianças e jovens os conhecimentos necessários para a
conformação de condutas, crenças e personalidades que sejam compatíveis e adaptadas
com o seu estilo comportamental específico (teko laja). Busca também fazer uma
análise dos efeitos de atividades desenvolvidas pelas antigas escolas integracionistas na
formação de novas gerações indígenas, identificando os possíveis impactos e
interferências negativas na organização educativa das famílias extensas kaiowá. Por fim,
aponta algumas dificuldades, resultantes das características culturais e históricas deste
povo, que surgem com a implantação de um projeto de educação escolar indígena,
gestado na seqüência da aprovação da Constituição Federal de 1988. |
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