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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
596,85
KB
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Título: |
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Universo das letras: os desdobramentos da Reforma Pombalina da educação em Minas Gerais Colonial |
Autor: |
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Danielle Rezende Berbet Dias
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFJF/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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321 |
Resumo |
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A educação em todo o Império Português passou por uma importante mudança ao longo do século XVIII. Anteriormente de dedicação apenas por parte dos jesuítas; passa a ser foco da atenção da Coroa a partir de meados do século.
Os ventos iluministas não deixaram de soprar nas terras ibéricas e inspiraram mudanças em diversos aspectos do governo português; a educação foi um deles. A grande figura desse momento foi o ministro de D. José I; o Marquês de Pombal que levou a cabo as modificações planejadas. A começar pela reforma dos estudos secundários; ocorrida em 1759; e completada em 1772 com a reforma do ensino elementar. Constituí-se em umas das primeiras tentativas de organizar um sistema de ensino elementar em toda a Europa. As medidas visavam: criar um sistema de instrução pública nacional; com uma rede de escolas que abrangesse todo o Reino; estabelecer um imposto para financiar a educação; tornando-a gratuita; a converter os mestres em funcionários do Estado; nomeados e dirigidos pelo poder central; e ter toda a estrutura escolar administrada pelo estado.
Contudo; a distância entre os planos e a realização deles foi grande. Quando tal sistema passa a ser implantado nas mais distantes regiões do império; como em Minas Gerais; ele se molda de acordo com as especificidades locais.
Os poderes locais assumiram mais autoridade do que o esperado; mas eram fundamentais para que aulas pudessem ser abertas. Essas; longe de constituírem uma rede escolar; foram insuficientes e funcionavam de modo irregular. O Subsidio Literário não serviu para seu fim primeiro; não custeou a educação e; portanto; não pagou o ordenado dos professores régios.
Desse modo aqueles que queriam se instruir; e aqueles que desejavam educar precisaram tomar diferentes estratégias para atingir tal objetivo; ainda que recorrendo às aulas régias. |
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