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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
413,88
KB
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Título: |
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Espiritualidade e inteireza do ser: um processo de autoformação na investigação científica |
Autor: |
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Clarita Eveline Moraes Varella
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/RS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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227 |
Resumo |
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Para o desenvolvimento da presente pesquisa foi delimitado um objetivo geral que
visou identificar as experiências formadoras de mestres e doutor que desenvolveram pesquisas
no âmbito da Dimensão Espiritual e da Inteireza do Ser no Programa de Pós-Gradução em
Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul (PUCRS). Foram elencados como objetivos específicos: a)identificar; nas narrativas de
histórias de vida dos sujeitos entrevistados; relatos que; pela força de significação; foram
incorporados como experiências formadoras; sob o ângulo da aprendizagem; b) analisar como
as experiências formadoras se exteriorizaram durante o processo de formação dos
entrevistados; c) analisar como as experiências formadoras se desvelaram em suas próprias
pesquisas científicas; dissertações e tese. As questões norteadoras da pesquisa foram
propostas com a intenção de compreender se o processo individual e subjetivo de
autoformação aproxima o sujeito-pesquisador de quem é; e se suas experiências fundadoras
hologramaram o rumo de suas pesquisas científicas. A seleção dos cinco (5) sujeitos de
pesquisa foi por critério intencional: (4) dissertações e (1) tese; estruturadas a partir dos
estudos do Grupo de Pesquisa - Educação para a Inteireza: um (re)descobrir-se. Numa
abordagem qualitativa; a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados;
submetidos à análise textual discursiva de Moraes (2007); tendo respaldo teórico na
abordagem biográfica de formação de Josso (2004). Sua teorização implicou interlocução
empírica e teórica; e correspondeu às compreensões do pesquisador e dos pesquisados;
emergindo do estudo o seguinte enunciado - A ação traz intrinsecamente a consciência
potencial de experiências fundadoras do processo subjetivo que aproximam o sujeito de quem
é na investigação científica; respondendo ao problema que a pesquisa se propôs investigar: -
Como experiências formadoras de mestres e doutores se desvelam na investigação científica. |
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