Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  413,88 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Espiritualidade e inteireza do ser: um processo de autoformação na investigação científica
Autor:  
  Clarita Eveline Moraes Varella   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/RS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  227
Resumo  
  Para o desenvolvimento da presente pesquisa foi delimitado um objetivo geral que visou identificar as experiências formadoras de mestres e doutor que desenvolveram pesquisas no âmbito da Dimensão Espiritual e da Inteireza do Ser no Programa de Pós-Gradução em Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram elencados como objetivos específicos: a)identificar; nas narrativas de histórias de vida dos sujeitos entrevistados; relatos que; pela força de significação; foram incorporados como experiências formadoras; sob o ângulo da aprendizagem; b) analisar como as experiências formadoras se exteriorizaram durante o processo de formação dos entrevistados; c) analisar como as experiências formadoras se desvelaram em suas próprias pesquisas científicas; dissertações e tese. As questões norteadoras da pesquisa foram propostas com a intenção de compreender se o processo individual e subjetivo de autoformação aproxima o sujeito-pesquisador de quem é; e se suas experiências fundadoras hologramaram o rumo de suas pesquisas científicas. A seleção dos cinco (5) sujeitos de pesquisa foi por critério intencional: (4) dissertações e (1) tese; estruturadas a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa - Educação para a Inteireza: um (re)descobrir-se. Numa abordagem qualitativa; a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados; submetidos à análise textual discursiva de Moraes (2007); tendo respaldo teórico na abordagem biográfica de formação de Josso (2004). Sua teorização implicou interlocução empírica e teórica; e correspondeu às compreensões do pesquisador e dos pesquisados; emergindo do estudo o seguinte enunciado - A ação traz intrinsecamente a consciência potencial de experiências fundadoras do processo subjetivo que aproximam o sujeito de quem é na investigação científica; respondendo ao problema que a pesquisa se propôs investigar: - Como experiências formadoras de mestres e doutores se desvelam na investigação científica.
     
    Baixar arquivo