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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.91
MB
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Título: |
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Conexões entre cultura popular e cultura acadêmica: recontextualização curricular na prática de pesquisa jurídica do curso de direito da Anhanguera Educacional/Faculdade Atlântico Sul em Pelotas |
Autor: |
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Ana Clara Correa Henning
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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346 |
Resumo |
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A presente dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Currículo,
Profissionalização e Trabalho Docente, tendo por fundamentos principais as
investigações acerca dos Estudos Culturais, de Basil Bernstein, especialmente sobre
classificação e enquadramento, Boaventura de Sousa Santos e a transição
paradigmática da ciência contemporânea e Max Horkheimer e Theodor Adorno,
quanto à relação dual entre razão instrumental e emancipatória.
Nesse texto é examinada a proposta docente de recontextualização curricular
da prática de pesquisa jurídica, abrangendo a pesquisa teórica, jurisprudencial e de
campo, realizada por três professores e efetivada por vinte e um alunos do primeiro
e do segundo semestre do Curso de Direito da Anhanguera Educacional/Faculdade
Atlântico Sul de Pelotas, Rio Grande do Sul, entre março e dezembro de 2007, e, em
dois casos, estendendo-se até o começo de 2008, em atividade envolvendo os
componentes curriculares de Metodologia da Ciência do Direito, Antropologia
Jurídica e Sociologia Jurídica.
Essa prática pedagógica teve como objetivo construir um conhecimento
emancipatório e crítico através de uma investigação transdisciplinar e multicultural,
que conectasse o saber acadêmico-jurídico com os saberes populares e práticos de
grupos e comunidades locais e que, ao final, proporcionasse aos alunos uma
percepção de direito mais ampla e inclusiva. Para isso, pretendeu modificar o código
pedagógico tradicional dos cursos de Direito, baseado na escola positivista,
investindo na flexibilização do poder e do controle social e orientando-se pelas
características do paradigma emergente, segundo as teorizações utilizadas na
proposta inicial.
Foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa, por meio de
entrevistas semi-estruturadas, cujos resultados confirmaram a possibilidade da
inversão dos pólos da racionalidade ocidental, ainda que de maneira tênue, e da
construção de um conhecimento-emancipação junto aos alunos, voltado à
autonomia de pensamento, à análise crítica do direito estatal e à inclusão de outros
regramentos jurídicos, elaborados e aplicados pelas comunidades locais. |
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