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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,65
MB
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Título: |
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Carreira e perfil do profissional da educação na rede municipal de Curitiba: história e impacto da política brasileira de valorização do magistério |
Autor: |
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Diana Cristina de Abreu
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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214 |
Resumo |
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A carreira docente é um indicador de valorização do magistério público. Em
Curitiba; que teve sua Rede Municipal de Ensino estruturada a partir de 1963;
muitas foram as lutas políticas em torno do tema. Para abordá-lo; neste trabalho;
fez-se primeiramente uma pesquisa histórica; nos limites da premência deste
estudo; da legislação e dos embates nacionais; desde o Brasil Colônia até nossos
dias. Depois se fez um levantamento das principais legislações que disciplinaram
a carreira produzida a partir 1958; data do primeiro Estatuto do Servidor
Municipal. Neste levantamento deu-se destaque ao Estatuto do Magistério; lei
6.761/85; conhecida como Estatuto Azul. Esta lei foi aprovada dentro do espírito
de redemocratização nacional. A maior mudança foi o pagamento pela maior
habilitação; direito retirado pela administração Lerner em 1991. Outro destaque foi
a lei 10.190/01; Plano de Carreira em vigor no município. Em seguida fez-se;
dentro do estudo de caso; um perfil dos profissionais do magistério público de
Curitiba. Neste estudo considerou-se os estabelecimentos em que atuavam e
quais funções desenvolviam. A seguir passou-se a trabalhar os indicadores que
possam contribuir para a qualidade da carreira docente. |
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