|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,08
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Políticas de educação profissional e tecnológica: a influência dos princípios de gestão democrática nas deliberações do CEFET-MG |
Autor: |
|
Edson Maciel Peixoto
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNB/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
173 |
Resumo |
|
O estudo discute a atuação dos órgãos colegiados do CEFET-MG; em especial do
Conselho de Ensino; na construção das políticas da instituição a partir das políticas
governamentais do sistema federal de ensino entre os anos de 2003 e 2006.
Fundamentam; teoricamente; o estudo; os movimentos de construção; e desconstrução;
das políticas de ensino e de organização da Educação Profissional e Tecnológica no
Estado brasileiro; ao longo de uma trajetória histórica iniciada em 1549. Verificamos;
também; como o CEFET-MG se desenvolveu com vistas a possibilitar tanto a oferta
dessa modalidade de educação quanto para garantir a participação da comunidade
acadêmica nos processos decisórios. Para atingir tais objetivos; empreendemos uma
pesquisa qualitativa; lançando mão de pressupostos teóricos; para; num movimento
dialético; compreendermos um determinado momento histórico. A abordagem dos
documentos legais; entre os quais as legislações exaradas pelo sistema federal de
ensino e as deliberações; colhidas através de atas e resoluções dos Conselhos de
Ensino e Diretor do CEFET-MG; seguiu um movimento analítico. Aplicamos; também;
entrevistas semi-estruturadas a quatorze Conselheiros do Conselho de Ensino e ao
Diretor Geral do CEFET-MG; as quais foram abordadas à luz do aporte teórico
selecionado. Entre as proclamações do Governo Federal; as afetas diretamente ao
CEFET-MG foram: ordenação do processo de escolha dos dirigentes; a possibilidade de
retorno dos cursos integrados; bem como na manutenção dos cursos de tecnólogos e a
criação do PROEJA. Constatamos; por um lado; a atuação do Governo Federal ao
instituí-los; no sentido de distinguir o CEFET-MG; ora como associação heterônoma; ora
como associação autônoma e; por outro; a atuação do Conselho de Ensino do CEFETMG
no sentido do exercício; ora da autonomia institucional; ora de uma soberania
disfarçada de autonomia. Os principais resultados das análises foram: a superação das
contradições imbricadas nas políticas governamentais; a garantia na definição dos rumos
da instituição pela comunidade acadêmica; a identificação da importância de uma ampla
estrutura colegiada e da participação como mecanismos de construção dos princípios de
gestão democrática da educação; garantindo políticas públicas com sólidas raízes no
projeto de país e não de governos transitórios. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|