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Tamanho:  1,16 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Analisando possibilidades de construção da autonomia em curso de EAD: um estudo de caso
Autor:  
  Marcia Hernandez Dias Koller   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  415
Resumo  
  Esta pesquisa busca desvelar as condições apresentadas por um curso de Pedagogia EaD para promover a construção da autonomia do sujeito aprendente; analisando as interações e as mediações no processo de aprendizagem nos momentos presenciais e a distância. Na revisão de literatura que fundamenta o trabalho; procurou-se formar um painel de interpretações de alguns interlocutores sobre o tema em questão. Partiu-se da identificação das causas mediatas da educação a distância; da descrição do panorama atual da EaD no Brasil e da construção da autonomia (mecanismos de interação e concepções metodológicas que favorecem o seu desenvolvimento). A coleta de dados teve por instrumento um questionário; aplicado aos sujeitos da pesquisa para conhecer-lhes as características pessoais; as percepções a respeito das condições oferecidas pelo Curso; as concepções que fundamentam suas ações; as interpretações e representações que elaboram a partir delas. Levou-se em conta o conteúdo das falas dos sujeitos na pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados coletados; principalmente os resultantes das falas das alunas; permitem concluir que; de modo geral; as condições apresentadas pelo Curso não favorecem a construção da autonomia; preparando as discentes para a aprendizagem independente; tendo em vista que a centralização político administrativa desligitima a tomada de decisões autônomas e impossibilita a adoção de formas de auto-governo. Ocorre; então; uma educação heterônoma; que inviabiliza a educação democrática e participativa de sujeitos críticos e eticamente responsáveis; capazes de decisões substantivas.
     
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