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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.16
MB
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Título: |
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Analisando possibilidades de construção da autonomia em curso de EAD: um estudo de caso |
Autor: |
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Marcia Hernandez Dias Koller
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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432 |
Resumo |
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Esta pesquisa busca desvelar as condições apresentadas por um curso de Pedagogia EaD para
promover a construção da autonomia do sujeito aprendente; analisando as interações e as
mediações no processo de aprendizagem nos momentos presenciais e a distância. Na revisão
de literatura que fundamenta o trabalho; procurou-se formar um painel de interpretações de
alguns interlocutores sobre o tema em questão. Partiu-se da identificação das causas mediatas
da educação a distância; da descrição do panorama atual da EaD no Brasil e da construção da
autonomia (mecanismos de interação e concepções metodológicas que favorecem o seu
desenvolvimento). A coleta de dados teve por instrumento um questionário; aplicado aos
sujeitos da pesquisa para conhecer-lhes as características pessoais; as percepções a respeito
das condições oferecidas pelo Curso; as concepções que fundamentam suas ações; as
interpretações e representações que elaboram a partir delas. Levou-se em conta o conteúdo
das falas dos sujeitos na pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados coletados;
principalmente os resultantes das falas das alunas; permitem concluir que; de modo geral; as
condições apresentadas pelo Curso não favorecem a construção da autonomia; preparando as
discentes para a aprendizagem independente; tendo em vista que a centralização político administrativa desligitima a tomada de decisões autônomas e impossibilita a adoção de
formas de auto-governo. Ocorre; então; uma educação heterônoma; que inviabiliza a educação democrática e participativa de sujeitos críticos e eticamente responsáveis; capazes
de decisões substantivas. |
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