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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Jogo e educação infantil: Contribuições da hermenêutica filosófica de Gadamer
Autor:  
  Carmen de Barros Riegel   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  448
Resumo  
  Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o jogo; entendido a partir da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer; pode contribuir no processo de formação da criança na Educação Infantil. Para isso foi necessário problematizar a prática pedagógica das professoras da Creche Mimosa; inserindo-me num processo dialógico de reflexão e ação que resultasse na construção coletiva de uma concepção de jogo capaz de contribuir para qualificar o processo educacional por elas desenvolvido. A metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa; realizada a partir de observações e entrevistas como forma de coletar o maior número de dados e informações que pudessem contribuir para análise e interpretação dos resultados. O principal material de análise; além das observações; são as narrativas das professoras a respeito de suas concepções do jogo na ação pedagógica com crianças. A Hermenêutica Filosófica de Gadamer é o referencial teórico utilizado pela pesquisa no que se refere à explicação ontológica do jogo como fio condutor da formação humana. A análise dos dados demonstra a necessidade de um contínuo pensar no processo da Educação Infantil sobre a importância do jogo para a formação da criança. Além disso; comprova que a dimensão humana do jogo; conforme o pensamento gadameriano; contribui para qualificar o trabalho docente com as crianças numa ação humanizadora; de respeito à criança; enquanto ser de relações em busca de desvendar o mundo.
     
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