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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
830.67
KB
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Título: |
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Jogo e educação infantil: Contribuições da hermenêutica filosófica de Gadamer |
Autor: |
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Carmen de Barros Riegel
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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467 |
Resumo |
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Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o jogo; entendido a partir da Hermenêutica
Filosófica de Hans-Georg Gadamer; pode contribuir no processo de formação da criança na
Educação Infantil. Para isso foi necessário problematizar a prática pedagógica das professoras
da Creche Mimosa; inserindo-me num processo dialógico de reflexão e ação que resultasse na
construção coletiva de uma concepção de jogo capaz de contribuir para qualificar o processo
educacional por elas desenvolvido. A metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa;
realizada a partir de observações e entrevistas como forma de coletar o maior número de
dados e informações que pudessem contribuir para análise e interpretação dos resultados. O
principal material de análise; além das observações; são as narrativas das professoras a
respeito de suas concepções do jogo na ação pedagógica com crianças. A Hermenêutica
Filosófica de Gadamer é o referencial teórico utilizado pela pesquisa no que se refere à
explicação ontológica do jogo como fio condutor da formação humana. A análise dos dados
demonstra a necessidade de um contínuo pensar no processo da Educação Infantil sobre a
importância do jogo para a formação da criança. Além disso; comprova que a dimensão
humana do jogo; conforme o pensamento gadameriano; contribui para qualificar o trabalho
docente com as crianças numa ação humanizadora; de respeito à criança; enquanto ser de
relações em busca de desvendar o mundo. |
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