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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
15.35
MB
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Título: |
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A Escola de Belas Artes de Pelotas: da Fundação à Federalização (1949-1972) uma contribuição para a história da educação em Pelotas |
Autor: |
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Clarice Rego Magalhaes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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539 |
Resumo |
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O presente estudo constitui-se em pesquisa histórica a respeito de uma instituição de ensino superior: A Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA); atual Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas (IAD-UFPEL). O foco da investigação é o surgimento e os primeiros 23 anos da instituição; ou seja; do ano de 1949; data da fundação; como curso particular; até a federalização; em 1972; quando passa a ser uma instituição pública de ensino. O trabalho é realizado dentro da proposta teórica da História Cultural. O método empregado é a pesquisa documental; e são utilizados principalmente os arquivos da instituição; um arquivo
particular e entrevistas realizadas pela pesquisadora. Estes achados da pesquisa são abordados de acordo com o referencial teórico adotado. O trabalho investiga e analisa as condições que proporcionaram a criação desta instituição e também a sua trajetória até a federalização (assim; paralelamente; o estudo traz elementos construtores de identidade da instituição). Para tentar entender este processo; faz um apanhado da história da cidade de Pelotas; da história das instituições de ensino de arte e investiga a participação de personalidades que teriam influído decisivamente na implementação do curso em estudo. Com as informações trazidas por esta pesquisa; pôde-se inferir que o surgimento da Escola em 1949 se deu por uma combinação de fatores; os quais seriam o contexto (a cidade de Pelotas) e a atuação de indivíduos; como Dona Marina de Moraes Pires cujo empenho em
proporcionar à cidade um curso em nível superior de arte foi o que fez a diferença e o pintor italiano Aldo Locatelli.
Palavras-chave: história da educação; história das instituições escolares;
história da educação; história das instituições escolares;. |
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