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Título:  
  A Escola de Belas Artes de Pelotas: da Fundação à Federalização (1949-1972) uma contribuição para a história da educação em Pelotas
Autor:  
  Clarice Rego Magalhaes   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  482
Resumo  
  O presente estudo constitui-se em pesquisa histórica a respeito de uma instituição de ensino superior: A Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA); atual Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas (IAD-UFPEL). O foco da investigação é o surgimento e os primeiros 23 anos da instituição; ou seja; do ano de 1949; data da fundação; como curso particular; até a federalização; em 1972; quando passa a ser uma instituição pública de ensino. O trabalho é realizado dentro da proposta teórica da História Cultural. O método empregado é a pesquisa documental; e são utilizados principalmente os arquivos da instituição; um arquivo particular e entrevistas realizadas pela pesquisadora. Estes achados da pesquisa são abordados de acordo com o referencial teórico adotado. O trabalho investiga e analisa as condições que proporcionaram a criação desta instituição e também a sua trajetória até a federalização (assim; paralelamente; o estudo traz elementos construtores de identidade da instituição). Para tentar entender este processo; faz um apanhado da história da cidade de Pelotas; da história das instituições de ensino de arte e investiga a participação de personalidades que teriam influído decisivamente na implementação do curso em estudo. Com as informações trazidas por esta pesquisa; pôde-se inferir que o surgimento da Escola em 1949 se deu por uma combinação de fatores; os quais seriam o contexto (a cidade de Pelotas) e a atuação de indivíduos; como Dona Marina de Moraes Pires – cujo empenho em proporcionar à cidade um curso em nível superior de arte foi o que “fez a diferença” – e o pintor italiano Aldo Locatelli. Palavras-chave: história da educação; história das instituições escolares; história da educação; história das instituições escolares;.
     
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