Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2,97 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Mulheres em imagens sob os olhares de meninos e meninas: uma trama formada por artes visuais, educação e gênero
Autor:  
  Igor Moraes Simoes   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  369
Resumo  
  No presente estudo proponho-me a compreender a leitura realizada por meninos e meninas acerca das representações do corpo feminino através da imagem; articulando estas leituras às relações de gênero; artes visuais e educação a partir de dois grupos de imagens: o primeiro selecionado a partir das escolhas dos alunos; sem a minha intervenção; e o segundo; selecionado por mim; enfocando imagens artísticas que têm como tema a representação da mulher em diferentes períodos da produção artística. O primeiro grupo tem como objetivo identificar quais as imagens de mulher presentes a partir das escolhas dos sujeitos de pesquisa; buscando identificar as imagens de mulher mais recorrentes no repertório destes sujeitos. O segundo grupo; com imagens da Arte; tenta compreender como estes alunos lêem estas representações de mulher; dentro do campo artístico; e quais referenciais aparecem nestas leituras. Para tanto; optei pela metodologia qualitativa; articulando o método do grupo de discussão. No campo teórico estabeleço; em primeiro plano; as noções de gênero; entendendo este conceito como construção social e cultural baseado principalmente nas formulações de Joan Scott e de teóricas/os que discutem; conceitualizam e problematizam as questões de gênero. Estas discussões têm; aqui; forte ponto de apoio nas formulações dos estudos culturais; de Stuart Hall e em claves de Foucault. Traz-se para a discussão; ainda; as noções de representação e a construção de subjetividades a partir da imagem; usando como referencial principal as formulações de Fischer. A educação e o ensino da Arte também estão contemplados; articulados aos temas e discussões aqui apresentados; principalmente a relação Gênero/Arte; Gênero/Sexualidade/Educação. Entre os lugares apontados por esta pesquisa está a relação imagem da mídia e imagem da arte e os sentidos que migram da primeira para segunda. Todas as imagens selecionadas pelos alunos foram imagens da mídia; demonstrando as imagens de mulher que mais lhes produzem sentido e que mais operam no seu cotidiano. Percebi que os referenciais adotados na leitura das representações de mulher do campo da Arte são os mesmos construídos na mídia. A beleza foi um dos pontos principais das leituras dos alunos e o referencial que define o que é feio ou belo é aquele adotado pela mídia. Nas discussões foi possível identificar também suas noções de gênero; a partir das elaborações sobre a beleza e a representação da mulher.
     
    Baixar arquivo