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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.97
MB
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Título: |
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Mulheres em imagens sob os olhares de meninos e meninas: uma trama formada por artes visuais, educação e gênero |
Autor: |
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Igor Moraes Simoes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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389 |
Resumo |
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No presente estudo proponho-me a compreender a leitura realizada por meninos e meninas acerca das representações do corpo feminino através da imagem; articulando estas leituras às relações de gênero; artes visuais e educação a partir de dois grupos de imagens: o primeiro selecionado a partir das escolhas dos alunos; sem a minha intervenção; e o segundo; selecionado por mim; enfocando imagens artísticas que têm como tema a representação da mulher em diferentes períodos da produção artística. O primeiro grupo tem como objetivo identificar quais as imagens de mulher presentes a partir das escolhas dos sujeitos de pesquisa; buscando identificar as imagens de mulher mais recorrentes no repertório destes sujeitos. O segundo grupo; com imagens da Arte; tenta compreender como estes alunos lêem estas representações de mulher; dentro do campo artístico; e quais referenciais aparecem nestas leituras. Para tanto; optei pela metodologia qualitativa; articulando o método do grupo de discussão. No campo teórico estabeleço; em primeiro plano; as noções de gênero; entendendo este conceito como construção social e cultural baseado principalmente nas formulações de Joan Scott e de teóricas/os que discutem; conceitualizam e problematizam as questões de gênero. Estas discussões têm; aqui; forte ponto de apoio nas formulações dos estudos culturais; de Stuart Hall e em claves de Foucault. Traz-se para a discussão; ainda; as noções de representação e a construção de subjetividades a partir da imagem; usando como referencial principal as formulações de Fischer. A educação e o ensino da Arte também estão contemplados; articulados aos temas e discussões aqui apresentados; principalmente a relação Gênero/Arte; Gênero/Sexualidade/Educação. Entre os lugares apontados por esta pesquisa está a relação imagem da mídia e imagem da arte e os sentidos que migram da primeira para segunda. Todas as imagens selecionadas pelos alunos foram imagens da mídia; demonstrando as imagens de mulher que mais lhes produzem sentido e que mais operam no seu cotidiano. Percebi que os referenciais adotados na leitura das representações de mulher do campo da Arte são os mesmos construídos na mídia. A beleza foi um dos pontos principais das leituras dos alunos e o referencial que define o que é feio ou belo é aquele adotado pela mídia. Nas discussões foi possível identificar também suas noções de gênero; a partir das elaborações sobre a beleza e a representação da mulher. |
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