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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A implementação do currículo integrado no curso técnico em agropecuária: o caso Guanambi.
Autor:  
  Estácio Moreira da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNB/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  257
Resumo  
  A presente pesquisa; realizada no ano de 2008; apresentou como tema a implementação do currículo integrado no Curso Técnico em Agropecuária: o caso de Guanambi. Esta investigação se desenvolveu no contexto pedagógico da Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira (EAFAJT). O propósito do estudo foi analisar a implementação do currículo integrado: do prescrito ao real no Curso Técnico em Agropecuária (ensino médio integrado) na EAFAJT; regulamentado a partir do Decreto n. 5.154/04. A pesquisa foi estruturado nos seguintes eixos: políticas públicas da educação profissional; ensino médio integrado e currículo integrado. No tocante à estrutura metodológica; a investigação recorreu às orientações de pesquisa predominantemente qualitativa. Na particularidade do estudo de caso; realizou-se observação participante e utilizou-se como instrumento e procedimentos metodológicos a análise documental de leis; resoluções; pareceres; decretos e planos pedagógicos do Curso Técnico em Agropecuária. Foram realizadas 03 entrevistas com os gestores; 23 professores e 29 estudantes responderam aos questionários. No trato dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as políticas públicas implementadas na Educação Profissional Técnica de nível médio não apresentaram grandes alterações; suas definições sobre integração se resumem em articulação e simultaneidade e sua concepção de educação ainda apresenta uma forte relação com o modelo de produção capitalista. Os professores e gestores percebem as vantagens do Currículo Integrado; mas tanto eles quanto a instituição não foram preparados para trabalhar com essa modalidade. Com isso; a implementação do currículo integrado no curso analisado limitou-se a poucas ações efetivas para cumprimento do prescrito. Enfim; acredita-se ser necessário que a escola ofereça formação aos docentes e crie horários em comum para os professores discutirem e reorganizarem suas ações pedagógicas; trabalhos coletivos para que possam construir objetivos comuns.
     
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