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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
574,85
KB
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Título: |
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O Proeja no Cefet-PA: o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração. |
Autor: |
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Manoel Antonio Quaresma Rodrigues
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNB/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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850 |
Resumo |
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A presente dissertação tem como tema o Proeja no Cefet-PA: o currículo
prescrito; concebido e percebido na perspectiva da integração. A pesquisa visou analisar
a relação entre o que está prescrito nos documentos oficiais que orientam o Proeja; o que
está sendo desenvolvido na instituição; no caso o currículo concebido no Cefet-PA e se
esta integração está sendo percebida pelos professores e estudantes do Proeja; que são
os sujeitos diretamente envolvidos na resultante. Esta análise serviu para identificar;
desvelar e compreender este processo. É um estudo de caso realizado dentro de uma
abordagem metodológica qualitativa e envolveu uma pesquisa bibliográfica dos autores
que fundamentaram a concepção curricular integrada; além de um estudo documental da
legislação educacional vigente referente à Educação Profissional e Educação Básica;
bem como do Projeto Pedagógico do Curso de Mecânica do Cefet-PA para o Proeja;
seguido de entrevistas semi-estruturadas concedidas por gestores participantes do
processo de implementação do Proeja no Cefet-PA. Captaram-se as percepções de
professores e estudantes por intermédio de entrevistas semi-estruturadas e grupo focal
respectivamente; para complementar a compreensão acerca do objeto pesquisado. A
pesquisa revelou que o Projeto Pedagógico seguiu as orientações nacionais prescritas
para o currículo do Proeja; e sua elaboração no Cefet-PA não perdeu de vista essas
bases. Porém; em essência; desde a prescrição; o conceito de integração curricular entre
a educação profissional e a educação básica não estava devidamente esclarecido. Essa
integração vem sendo compreendida de várias maneiras; podendo ser a causa da
diversidade de interpretações e; conseqüentemente; de práticas; assim como foi captado
na percepção tanto dos professores quanto dos estudantes. Conclui-se que o
posicionamento conceitual a respeito da integração curricular e o amplo debate em torno
do seu significado e práticas podem ser o caminho para a sua concretização. |
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