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Título:  
  O Proeja no Cefet-PA: o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração.
Autor:  
  Manoel Antonio Quaresma Rodrigues   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNB/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  1,813
Resumo  
  A presente dissertação tem como tema o Proeja no Cefet-PA: o currículo prescrito; concebido e percebido na perspectiva da integração. A pesquisa visou analisar a relação entre o que está prescrito nos documentos oficiais que orientam o Proeja; o que está sendo desenvolvido na instituição; no caso o currículo concebido no Cefet-PA e se esta integração está sendo percebida pelos professores e estudantes do Proeja; que são os sujeitos diretamente envolvidos na resultante. Esta análise serviu para identificar; desvelar e compreender este processo. É um estudo de caso realizado dentro de uma abordagem metodológica qualitativa e envolveu uma pesquisa bibliográfica dos autores que fundamentaram a concepção curricular integrada; além de um estudo documental da legislação educacional vigente referente à Educação Profissional e Educação Básica; bem como do Projeto Pedagógico do Curso de Mecânica do Cefet-PA para o Proeja; seguido de entrevistas semi-estruturadas concedidas por gestores participantes do processo de implementação do Proeja no Cefet-PA. Captaram-se as percepções de professores e estudantes por intermédio de entrevistas semi-estruturadas e grupo focal respectivamente; para complementar a compreensão acerca do objeto pesquisado. A pesquisa revelou que o Projeto Pedagógico seguiu as orientações nacionais prescritas para o currículo do Proeja; e sua elaboração no Cefet-PA não perdeu de vista essas bases. Porém; em essência; desde a prescrição; o conceito de integração curricular entre a educação profissional e a educação básica não estava devidamente esclarecido. Essa integração vem sendo compreendida de várias maneiras; podendo ser a causa da diversidade de interpretações e; conseqüentemente; de práticas; assim como foi captado na percepção tanto dos professores quanto dos estudantes. Conclui-se que o posicionamento conceitual a respeito da integração curricular e o amplo debate em torno do seu significado e práticas podem ser o caminho para a sua concretização.
     
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