Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5,87 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O ensino de história na revista Nova Escola (1986-2002): cultura midiática, currículo e ação docente
Autor:  
  Márcia Elisa Teté Ramos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  235
Resumo  
  O objetivo do presente trabalho é analisar como a revista Nova Escola elabora seu próprio modelo curricular; em época de transição paradigmática do ensino de história - considerando o recorte temporal de 1986 a 2002 -; e de como os professores de história apropriam-se desse currículo. Por ser um impresso produzido na cultura midiática; o qual propõe facilitar e/ou traduzir os currículos oficiais para os professores; toma-se referenciais teóricos que possam dar condições de enfocá-lo como texto que procura realizar uma recodificação curricular e que é lido/interpretado conforme determinados códigos culturais. Entende-se que as mídias não impõem significados; assim como o sujeito não pode isentar-se de suas influências; portanto; perspectiva-se que essa revista tanto produz como é produzida pelo seu leitor e que este processo recursivo ocorre na inseparabilidade; tensão e articulação entre: materialidade (tipo de suporte da comunicação); conteúdo intelectivo (visão de mundo; concepção historiográfica e pedagógica da revista) e apropriação do leitor (interpretação e ações decorrentes da leitura da revista). No primeiro capítulo; destaca-se a materialidade da Nova Escola; que no período estudado ajustou-se aos modelos de leitura/interpretação do professor-leitor inserido na cultura midiática emergente. Para adequar-se ao leitor da cultura midiática; adotou-se; gradualmente; itens remissivos constituintes de hipertextualidade e; portanto; de hiperleitura; conferindo assim a ideia de atualidade; modernidade e inovação no próprio ato da leitura. Através de entrevista com professores de história; baseada na técnica de Grupo Focal; investigou-se a apropriação; ou melhor; os modelos de interpretação; bem como as práticas curriculares que derivam da leitura que estes sujeitos realizam da revista. Quanto ao que se denomina conteúdo intelectivo; Nova Escola integrou as discussões travadas em várias esferas sobre o ensino de história; contudo; sem apartar-se da finalidade de intervir no modo de pensar e de agir de seu leitor; apresentando os saberes e as práticas escolares que considerava válidos. Cotejando o discurso de Nova Escola e o currículo prescrito pelos órgãos envolvidos na política educacional; no segundo capítulo; destaca-se a forma como essa revista apresenta o ensino de história de 1986 a; mais ou menos; 1995; abarcando a historiografia marxista e a pedagogia histórico-crítica; então referenciais dominantes na reestruturação curricular do período pós-regime militar. No terceiro capítulo; seguindo a mesma metodologia; foi tomado o período de 1995 a 2002; momento em que Nova História e Construtivismo consistiam os referenciais dominantes na implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e quando se discutia a necessidade de tornar o país competitivo diante da "globalização". Conclui-se que: se as formas de apresentação do discurso em Nova Escola podem ser avaliadas como modernas; porque são condizentes com o modelo interpretativo que caracteriza a cultura midiática; as suas concepções historiográficas e pedagógicas conservam elementos do que se nomeia como ensino tradicional de história; enquanto que as práticas curriculares dos professores entrevistados mostraram-se (re)inventivas; híbridas e (re)contextualizadoras.
     
    Baixar arquivo