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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,25
MB
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Título: |
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Baú de memórias: representações de ludicidade de professores de educação infantil |
Autor: |
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Marilete Calegari Cardoso
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFBA/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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375 |
Resumo |
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Esta pesquisa se insere no campo epistemológico de didática e prática pedagógica; tendo como objeto de estudo as representações de ludicidade dos professores de Educação Infantil de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. A investigação teve por objetivos: descrever os significados do lúdico a partir das memórias desses professores; identificar de que forma o lúdico esteve presente em sua formação inicial/contínua e como vem repercutindo em suas práticas pedagógicas. Os subsídios teóricos estão baseados nos pressupostos dos autores Dewey (1967); Nóvoa (1995; 2002); Kishimoto (1999; 2007; 2008); Kramer (1996; 2005); Formosinho (2007); Brougère (1998; 2004); Benjamin (1984; 1994); Huinziga (2004); Luckesi (2000; 2007) e outros; que se dedicam ao estudo da formação do professor da educação infantil sob variados enfoques. A metodologia esteve centrada no estudo de caso; e os procedimentos de pesquisa foram: observação; entrevistas; análise de documentos e escritos autobiográficos. Na tentativa de responder à nossa problemática; nos valemos de três questões norteadoras: quem sabe e de onde sabe? o quê e como sabe? sobre o que sabe e com que efeitos? O referencial teórico/metodológico selecionado para a condução da pesquisa e análise dos dados foi o das Representações Sociais e a técnica de análise de conteúdo; respectivamente; tendo sido realizada uma triangulação dos dados encontrados. As representações encontradas entre os professores são diversificadas; carregadas de uma concepção de ludicidade; ora romântica; ora cognitivista; ou sociocultural; frutos de uma construção histórica; eivada de representações culturais; sociais e políticas. Esperamos que esse trabalho contribua para uma ressignificação do papel da ludicidade no processo de aprendizagem na educação infantil. |
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