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Título:  
  O ensino de Língua Portuguesa e os gêneros discursivos: um estudo de análise lingüística a partir dos gêneros carta de reclamação e texto de divulgação científica
Autor:  
  Sandra Regina Cecilio   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEL/ESTUDOS DA LINGUAGEM
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  463
Resumo  
  Nos últimos anos; principalmente com a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais; o Brasil; em especial no campo da Lingüística Aplicada; passou a dedicar estudos e pesquisas relacionadas à questão do ensino de língua tendo os gêneros discursivos/textuais como objeto de ensino. Partindo da hipótese de o processo de ensino-aprendizagem; que tem os gêneros discursivos como eixo de articulação e progressão curricular; ser eficaz esta pesquisa de doutoramento tem como objetivo geral examinar a análise lingüística – marcas lingüísticas do gênero discursivo e marcas enunciativas – mobilizadas em textos dos gêneros carta de reclamação e texto de divulgação científica; verificando se o encaminhamento teórico-metodológico conduz a uma prática de ensino que integre leitura; produção de texto e análise lingüística; de modo contextualizado; também busca verificar se tal encaminhamento aproxima-se do objetivo de Língua Portuguesa de formar leitores e produtores de textos socialmente eficazes e críticos em favor da cidadania. Para tanto; é proposta uma discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa norteado pelos gêneros discursivos; por intermédio de atividades didáticas com os dois gêneros em estudo. O corpus de análise foi a textualização; via transcrição; de aulas de Língua Portuguesa gravadas em áudio nas quais se deu o desenvolvimento das atividades. A abordagem metodológica é a da pesquisa-ação; de tendência etnográfica e qualitativa; envolvendo investigação diagnóstica e de intervenção. A pesquisa é no campo da Lingüística Aplicada; cujo objeto de estudo; no contexto educacional; é o processo de ensino-aprendizagem; fato que justifica sua relação com o foco desta pesquisa – o ensino de língua materna – ao propor-se o trabalho com o embasamento metodológico; de caráter processual; conforme aponta essa ciência. As bases teóricas que fundamentam a pesquisa estão ancoradas na teoria bakhtiniana; que assume a natureza interacional da linguagem; na noção bakhtiniana de gêneros discursivos; optando-se pelo agrupamento de gêneros elaborado por Dolz e Schneuwly (1996; 2004); em Rojo (2005) e Rodrigues (2004; 2005) no que se refere ao conceito de gênero discursivo e na utilidade de sua aplicação didática; entre outros teóricos que discutem o ensino de língua; na perspectiva dos gêneros discursivos. A análise evidenciou que a proposta de trabalho na linha teórica e metodológica aqui defendida é válida porque; ao abordar pedagogicamente os gêneros discursivos; estudamse as situações de produção dos enunciados em sua dimensão sócio-histórica; associadas ao conteúdo temático; à construção composicional e às marcas lingüísticas e enunciativas mobilizadas; privilegiando; sobretudo; a vontade enunciativa do produtor do discurso que constrói seu texto de acordo com a finalidade e a apreciação valorativa que faz sobre o(s) interlocutor(es) e o(s) tema(s). Com efeito; o encaminhamento teórico-metodológico em discussão conduziu; no contexto específico; a uma prática de ensino que integra leitura; produção textual e análise lingüística; de forma contextualizada; apontando possibilidades de trabalho.
     
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