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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
42,52
MB
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Título: |
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O ensino de Língua Portuguesa e os gêneros discursivos: um estudo de análise lingüística a partir dos gêneros carta de reclamação e texto de divulgação científica |
Autor: |
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Sandra Regina Cecilio
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEL/ESTUDOS DA LINGUAGEM |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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463 |
Resumo |
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Nos últimos anos; principalmente com a implementação dos Parâmetros Curriculares
Nacionais; o Brasil; em especial no campo da Lingüística Aplicada; passou a dedicar estudos e pesquisas relacionadas à questão do ensino de língua tendo os gêneros discursivos/textuais como objeto de ensino. Partindo da hipótese de o processo de ensino-aprendizagem; que tem os gêneros discursivos como eixo de articulação e progressão curricular; ser eficaz esta pesquisa de doutoramento tem como objetivo geral examinar a análise lingüística marcas lingüísticas do gênero discursivo e marcas enunciativas mobilizadas em textos dos gêneros carta de reclamação e texto de divulgação científica; verificando se o encaminhamento teórico-metodológico conduz a uma prática de ensino que integre leitura; produção de texto e análise lingüística; de modo contextualizado; também busca verificar se tal encaminhamento aproxima-se do objetivo de Língua Portuguesa de formar leitores e produtores de textos socialmente eficazes e críticos em favor da cidadania. Para tanto; é proposta uma discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa norteado pelos gêneros discursivos; por intermédio de
atividades didáticas com os dois gêneros em estudo. O corpus de análise foi a textualização; via transcrição; de aulas de Língua Portuguesa gravadas em áudio nas quais se deu o desenvolvimento das atividades. A abordagem metodológica é a da pesquisa-ação; de tendência etnográfica e qualitativa; envolvendo investigação diagnóstica e de intervenção. A pesquisa é no campo da Lingüística Aplicada; cujo objeto de estudo; no contexto educacional; é o processo de ensino-aprendizagem; fato que justifica sua relação com o foco desta pesquisa o ensino de língua materna ao propor-se o trabalho com o embasamento metodológico; de caráter processual; conforme aponta essa ciência. As bases teóricas que fundamentam a pesquisa estão ancoradas na teoria bakhtiniana; que assume a natureza interacional da linguagem; na noção bakhtiniana de gêneros discursivos; optando-se pelo agrupamento de gêneros elaborado por Dolz e Schneuwly (1996; 2004); em Rojo (2005) e Rodrigues (2004; 2005) no que se refere ao conceito de gênero discursivo e na utilidade de sua aplicação
didática; entre outros teóricos que discutem o ensino de língua; na perspectiva dos gêneros discursivos. A análise evidenciou que a proposta de trabalho na linha teórica e metodológica aqui defendida é válida porque; ao abordar pedagogicamente os gêneros discursivos; estudamse as situações de produção dos enunciados em sua dimensão sócio-histórica; associadas ao conteúdo temático; à construção composicional e às marcas lingüísticas e enunciativas mobilizadas; privilegiando; sobretudo; a vontade enunciativa do produtor do discurso que constrói seu texto de acordo com a finalidade e a apreciação valorativa que faz sobre o(s) interlocutor(es) e o(s) tema(s). Com efeito; o encaminhamento teórico-metodológico em discussão conduziu; no contexto específico; a uma prática de ensino que integra leitura; produção textual e análise lingüística; de forma contextualizada; apontando possibilidades de trabalho. |
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