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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,23
MB
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Título: |
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Comunicação, recepção e consumo: construção de sentidos na Arena do Pupular: A berlinda do Círio de Nazaré como suporte midiático |
Autor: |
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Antonio Hélio Junqueira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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ESPM/COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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328 |
Resumo |
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A presente pesquisa tem por objetivo investigar a dinâmica do processo da comunicação e suas articulações com o consumo material e simbólico; sob a perspectiva da recepção; tendo como suporte midiático a berlinda do Círio de Nazaré em Belém; PA. O trabalho desenvolveu-se a partir da análise da recepção de um projeto comunicacional engendrado pelos produtores de flores e folhagens tropicais paraense e que foi materializado na substituição das flores tradicionais da ornamentação da berlinda - brancas e amarelas importadas anualmente da região sudeste - pelos produtos tropicais oriundos da produção regional; visando; assim; à ressigficação e à valorização das suas mercadorias. A pesquisa; realizada em campo em outubro de 2008 durante o desenrolar dos eventos religiosos e profanos constituintes do Círio de Nazaré; viabilizou-se pela adoção de um conjunto de práticas e instrumentos de pesquisa qualitativa; que alinhou perspectivas metodológicas inspiradas nas técnicas etnográficas aplicadas à pesquisa em comunicação e princípois e procedimentos da análise de discurso da Linha Francesa. Na ambiência do Círio de Nazeré e adotando a perspectiva analítica das mediações; especialmente do popular na cultura; da religiosidade e das distintivas posições sociais dos sujeitos; tornou-se possível indicar e discutir a dinâmica social da construção dos sentidos e da sua legitimação hegemônica; destacando as articulações entre o consumo e a produção de identidades. E; por esse caminho; buscar garantia de êxito dos objetivos dos produtores: a inserção das flores tropicais no cotidiano dos sujeitos |
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