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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,28
MB
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Título: |
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Colonização particular: Atuação da Companhia Viação São Paulo-Mato Grosso (1940-1960) |
Autor: |
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Juliana Sanches Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFGD/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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556 |
Resumo |
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O trabalho trata da Companhia Viação São Paulo Mato Grosso; uma companhia que
nasceu em 1908 da evolução da firma Diederichsen & Tibiriçá; firma esta que num
primeiro momento estava ligada à construção de uma estrada de rodagem que
estabeleceu ligação entre o Estado de São Paulo e a região da Vacaria; no sul de Mato
Grosso. Sua evolução caracteriza uma nova fase onde a companhia passa a explorar o
transporte e a navegação no rio Paraná e seus afluentes; o comércio de gado; núcleos
coloniais e comércio de terras; agricultura; arrecadação de taxas nas zonas de suas
concessões; empreendimento industrial e comercial. A partir de 1939; quando o
imigrante tcheco Jan Antonin Bata adquire a companhia; embora também tratasse de
outros negócios na empresa; sua maior ênfase esteve na construção de núcleos coloniais
que deram origem a algumas cidades no Estado do atual Mato Grosso do Sul; como
Batayporã e Bataguassú; e no Estado de São Paulo como Batatuba; Indiana e
Mariápolis. A trajetória histórica de Mato Grosso como também algumas contribuições
do Estado de São Paulo ajudam a entender um pouco mais o meio em que a companhia
foi criada e no qual ela permaneceu com seus empreendimentos; principalmente no que
diz respeito ao governo de Getúlio Vargas; até uma considerável queda nas suas
atividades a partir da década de sessenta após a morte de Bata. |
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