|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
3,57
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A noção de gênero discursivo no ensino de língua portuguesa |
Autor: |
|
Célia Regina Araes
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
USP/FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA |
Área Conhecimento |
|
LETRAS |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
186 |
Resumo |
|
Em consonância com os pressupostos teóricos mais atuais para o ensino de Língua Portuguesa que favorece uma postura reflexiva em relação à linguagem; esta dissertação pretende verificar como o material didático adotado para a 7ª série do Ensino Fundamental aborda os conceitos de gêneros discursivos. Nossa análise toma como base uma pesquisa bibliográfica sobre gêneros discursivos desenvolvidas por alguns estudiosos; como Bakhtin; Bronckart entre outros; assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); publicados em 1998 e as resenhas dos livros selecionados constantes no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD); publicado em 2005. As experiências dos autores dos livros didáticos que foram selecionados para a análise (Português pra Todos/Língua Portuguesa: Rumo ao Letramento/ALP - Análise; Linguagem e Pensamento/Linguagem Nova) foram registradas em entrevistas; a partir de um roteiro pré-estabelecido; e muito contribuíram para alcançarmos respostas para nossas questões iniciais e enriquecer nossa pesquisa. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|