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Título:  
  A noção de gênero discursivo no ensino de língua portuguesa
Autor:  
  Célia Regina Araes   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USP/FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  186
Resumo  
  Em consonância com os pressupostos teóricos mais atuais para o ensino de Língua Portuguesa que favorece uma postura reflexiva em relação à linguagem; esta dissertação pretende verificar como o material didático adotado para a 7ª série do Ensino Fundamental aborda os conceitos de gêneros discursivos. Nossa análise toma como base uma pesquisa bibliográfica sobre gêneros discursivos desenvolvidas por alguns estudiosos; como Bakhtin; Bronckart entre outros; assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); publicados em 1998 e as resenhas dos livros selecionados constantes no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD); publicado em 2005. As experiências dos autores dos livros didáticos que foram selecionados para a análise (Português pra Todos/Língua Portuguesa: Rumo ao Letramento/ALP - Análise; Linguagem e Pensamento/Linguagem Nova) foram registradas em entrevistas; a partir de um roteiro pré-estabelecido; e muito contribuíram para alcançarmos respostas para nossas questões iniciais e enriquecer nossa pesquisa.
     
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