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Título:  
  Eespetáculo e produção de verdade na sociedade midiática - A Daspu na mídia impressa
Autor:  
  Maria Tereza Kersul   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  ESPM/COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  328
Resumo  
  Esta dissertação de mestrado tem como objeto a divulgação da grife Daspu, de prostitutas cariocas, e seus impactos no discurso dos receptores sobre o tratamento espetacularizado da mídia impressa ao noticiar a grife, como também suas percepções em relação ao movimento organizado das prostitutas, se como movimento de resistência ou de obediência ao poder e seus valores sociais e morais estabelecidos em relação à prostituição. A metodologia utilizada para o estudo proposto é composta de uma pesquisa documental exploratória para a seleção do corpus e uma pesquisa bibliográfica que fundamenta as discussões sobre espetacularização na cultura da mídia, bem como sobre poder e resistência na sociedade contemporânea. Na pesquisa empírica utilizamos a técnica de entrevista em profundidade para analisarmos os impactos da espetacularização midiática no grupo de prostitutas da grife e suas lideranças, e no público leitor/receptor dos veículos escolhidos. Considerando-se que a sociedade contemporânea se caracteriza por um hibridismo dos elementos das sociedades espetacular e disciplinar, a produção midiática aqui estudada impacta nos indivíduos de maneiras díspares, sendo ao mesmo tempo objeto de reflexão e de distanciamento. Nossa análise sobre a divulgação pela mídia impressa da grife Daspu reflete sobre os mecanismos de espetacularização presentes nos textos midiáticos estudados e sobre as possibilidades de ações de resistência e de cidadania do grupo das prostitutas. Reflete também sobre as diferentes leituras que os receptores fazem da divulgação midiática, as quais abrigam questões, desde a vitimização à valorização das prostitutas, as formas de produção de verdade, bem como as relações de poder e saber constituídas no mundo contemporâneo.
     
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