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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A indisciplina escolar nas pesquisas acadêmicas
Autor:  
  Valdir Aguiar Ledo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  468
Resumo  
  Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da “indisciplina escolar” nas pesquisas acadêmicas. Mais precisamente; trata-se de pesquisa bibliográfica realizada mediante levantamento e análise de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-graduação em Educação da PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e da FEUSP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo); no período de 2000 a 2006 – instituições e período delimitados em função do número de produção a respeito da temática em questão. Antes da análise das pesquisas sobre indisciplina; realizou-se um mapeamento da produção nacional sobre disciplina e indisciplina escolares; no período de 1987 a 2006. Tal mapeamento foi realizado com base no banco de dados on line da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). Após o referido mapeamento; são analisadas dez pesquisas sobre indisciplina escolar produzidas na PUC-SP e na USP; focalizando-se: questões metodológicas; objetivos; hipóteses e justificativas dessas pesquisas. São identificados nessas produções os atos de indisciplina. Em seguida; discute-se o conteúdo das obras; tendo como foco os seguintes aspectos: referências aos alunos e aos professores; referências à família e à escola; referências ao contexto local; ao sistema de ensino e ao contexto social. Por último; destacam-se as propostas e as recomendações dos pesquisadores destinadas às escolas e aos professores com o objetivo de amenizar as questões disciplinares
     
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