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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,22
MB
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Título: |
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A Reestruturação da Educação Profissional no Brasil e o Processo de Metamorfose dos Centros Tecnológicos Federais: estudo de caso do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas. |
Autor: |
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Mario Cesar Jucá
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFBA/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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491 |
Resumo |
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Esta pesquisa objetiva desvelar o atual estado de mudança que configura o processo de metamorfose dos Centros Tecnológicos Federais; ou melhor; as modificações que estão se processando e as novas feições assumidas; tomando como referência básica o caso do Centro Federal Tecnológico de Alagoas (CEFET/AL). Examina como se equaciona a questão da natureza; da identidade e do papel do CEFET/AL no quadro das atuais políticas de Educação Profissional e das tensões e desafios contemporâneos. A investigação teve como ponto de partida a política de diversificação e diferenciação que reconfigura o sistema de Educação Profissional no Brasil; com base em um modelo que associa flexibilidade; competitividade e avaliação. Desenvolveu-se uma investigação do cotidiano da gestão do Centro e da produção do trabalho acadêmico do CEFET/AL; explicitando suas interfaces com o contexto mais amplo; particularmente com as atuais políticas de Educação Profissional; resultando uma análise pormenorizada dos processos; movimentos e tendências nas áreas de gestão; financiamento; avaliação; currículo; pesquisa e pós-graduação. A pesquisa evidencia a intensificação de um jogo concorrencial da diferenciação e da distinção institucional entre os Centros Tecnológicos Federais; ou melhor; da luta pela independência e pela ocupação de posições específicas e diferenciadas; o que pode contribuir para o desmonte do sistema federal de Educação Profissional; uma vez que esse processo vem rompendo; paulatinamente; elementos de convergência que parecem ter assegurado; historicamente; certo nível de solidariedade nesse campo institucional. Ressaltam-se as diferenças essenciais entre os Centros que começam a ser exibidas; especialmente na forma de estruturação e de organização interna; na produção do trabalho docente; nos indicadores acadêmicos e na tomada de posição diante das políticas de Educação Profissional e demandas do mercado. As mudanças no CEFET/AL indicam amplo processo de modelação organizacional com o objetivo de torná-la mais ágil e eficiente como evidencia; por exemplo; a simplificação de sua estrutura acadêmica; a extinção progressiva das diretorias; a tentativa de desburocratizar os processos administrativos e acadêmicos e a implantação de sistemas de controle e gerenciamento administrativos. Boa parte desse ajustamento faz-se por meio de uma adequação da gestão e do trabalho acadêmico aos parâmetros e aos ritmos da Gratificação de Incentivo à Docência (GID) e aos ditames das condições objetivas locais e regionais que se expressam por intermédio dos convênios e da prestação de serviços remunerados; além da expansão dos cursos de graduação e melhoria generalizada dos índices de produtividade. |
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