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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
10,13
MB
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Título: |
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Comunicação, recepção e consumo entre os Guarani: o índio na mídia e a mídia na vida do índio |
Autor: |
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Sonia Ines Vendrame
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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ESPM/COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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364 |
Resumo |
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Esta dissertação discute o cenário midiático implantado na aldeia Tekoha Añetete em
Diamante do Oeste; Paraná; e suas interações com a cultura tradicional; aferindo; desse modo;
a recepção de produtos culturais; por meio das práticas cotidianas. O objetivo é verificar de
que modo deu-se a recepção dos produtos midiáticos através da manifestação do encontro
mídia-tradição nas práticas sociais e culturais das famílias. Para conhecer os processos
comunicacionais com destaque para a recepção; adotamos multimétodos; a saber: observação
etnográfica; mapa de consumo cultural; focus group e entrevistas em profundidade. Este
conjunto de informações foi analisado tendo como base teórica o eixo Comunicação;
Consumo e Recepção. A magia exercida pela televisão sobre os moradores ficou evidente. É
da tela que brotam orientações para o modo de vida da aldeia. As Opy (casas de reza)
deixaram de ser o lugar da renovação do espírito; perderam espaço para as salas de estar e
para o brilho dos monitores. Os chamoy (velhos) da aldeia já não exercem liderança; a
autoridade é jovem e com olhos para fora da reserva. As roupas seguem a última moda ditada;
pela telenovela; os alimentos são aqueles que a publicidade veicula. A resistência de uns
poucos se mistura à movimentação do momento. Pode-se perceber; nas práticas culturais de
todos os membros das famílias; uns mais; outros menos; a presença da mídia; sobretudo a TV. |
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