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Título:  
  Comunicação, recepção e consumo entre os Guarani: o índio na mídia e a mídia na vida do índio
Autor:  
  Sonia Ines Vendrame   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  ESPM/COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  364
Resumo  
  Esta dissertação discute o cenário midiático implantado na aldeia Tekoha Añetete em Diamante do Oeste; Paraná; e suas interações com a cultura tradicional; aferindo; desse modo; a recepção de produtos culturais; por meio das práticas cotidianas. O objetivo é verificar de que modo deu-se a recepção dos produtos midiáticos através da manifestação do encontro mídia-tradição nas práticas sociais e culturais das famílias. Para conhecer os processos comunicacionais com destaque para a recepção; adotamos multimétodos; a saber: observação etnográfica; mapa de consumo cultural; focus group e entrevistas em profundidade. Este conjunto de informações foi analisado tendo como base teórica o eixo Comunicação; Consumo e Recepção. A magia exercida pela televisão sobre os moradores ficou evidente. É da tela que brotam orientações para o modo de vida da aldeia. As Opy (casas de reza) deixaram de ser o lugar da renovação do espírito; perderam espaço para as salas de estar e para o brilho dos monitores. Os chamoy (velhos) da aldeia já não exercem liderança; a autoridade é jovem e com olhos para fora da reserva. As roupas seguem a última moda ditada; pela telenovela; os alimentos são aqueles que a publicidade veicula. A resistência de uns poucos se mistura à movimentação do momento. Pode-se perceber; nas práticas culturais de todos os membros das famílias; uns mais; outros menos; a presença da mídia; sobretudo a TV.
     
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