|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
11.91
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O ensino do alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão |
Autor: |
|
Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRJ/INTERDISCIPLINAR LINGÜÍSTICA APLICADA |
Área Conhecimento |
|
LINGÜÍSTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
652 |
Resumo |
|
O processo ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras para fins específicos tem despertado; desde os anos 70 do século XX; grande interesse em pesquisas no Brasil. Na área de alemão; a principal demanda é por cursos nos quais se desenvolva a habilidade de leitura; especialmente para fins acadêmicos. Esta investigação acompanhou um curso de alemão para o fim específico da leitura com o objetivo de responder a pergunta de pesquisa Como o professor fomenta o desenvolvimento das estratégias de leitura por parte do aprendiz em um curso de alemão; cujo fim específico é a leitura? Para tanto; foi feita uma pesquisa qualitativa de base etnográfica na qual se investigaram as diversas concepções de leitura; as estratégias cognitivas e metacognitivas; que fazem parte do inventário das estratégias de aprendizagem; os fundamentos de um curso de língua estrangeira para fins específicos e o papel do professor na aula de leitura. Os dados reunidos para a pesquisa foram registrados através de notas de campo; diários; entrevistas; questionários; análise documental e gravações em áudio e vídeo. A análise dos dados mostra que o trabalho do professor de alemão para fins específicos começa pelo levantamento das necessidades da situação-alvo e da situação de aprendizagem. Essa análise não se limita ao momento de elaboração do curso; mas permeia o seu decorrer; o que requer atenção; reflexão e flexibilidade do docente. Notou-se também que antes ainda de trabalhar no desenvolvimento do conhecimento lingüístico do alemão e no fomento e desenvolvimento das estratégias de leitura; é preciso que o professor conscientize seus alunos sobre o que significa a atividade de leitura. Observa-se; assim; o papel multifacetado do professor na aula de alemão para o fim específico da leitura. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|