Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  11,91 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O ensino do alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão
Autor:  
  Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRJ/INTERDISCIPLINAR LINGÜÍSTICA APLICADA
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  619
Resumo  
  O processo ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras para fins específicos tem despertado; desde os anos 70 do século XX; grande interesse em pesquisas no Brasil. Na área de alemão; a principal demanda é por cursos nos quais se desenvolva a habilidade de leitura; especialmente para fins acadêmicos. Esta investigação acompanhou um curso de alemão para o fim específico da leitura com o objetivo de responder a pergunta de pesquisa “Como o professor fomenta o desenvolvimento das estratégias de leitura por parte do aprendiz em um curso de alemão; cujo fim específico é a leitura?” Para tanto; foi feita uma pesquisa qualitativa de base etnográfica na qual se investigaram as diversas concepções de leitura; as estratégias cognitivas e metacognitivas; que fazem parte do inventário das estratégias de aprendizagem; os fundamentos de um curso de língua estrangeira para fins específicos e o papel do professor na aula de leitura. Os dados reunidos para a pesquisa foram registrados através de notas de campo; diários; entrevistas; questionários; análise documental e gravações em áudio e vídeo. A análise dos dados mostra que o trabalho do professor de alemão para fins específicos começa pelo levantamento das necessidades da situação-alvo e da situação de aprendizagem. Essa análise não se limita ao momento de elaboração do curso; mas permeia o seu decorrer; o que requer atenção; reflexão e flexibilidade do docente. Notou-se também que antes ainda de trabalhar no desenvolvimento do conhecimento lingüístico do alemão e no fomento e desenvolvimento das estratégias de leitura; é preciso que o professor conscientize seus alunos sobre o que significa a atividade de leitura. Observa-se; assim; o papel multifacetado do professor na aula de alemão para o fim específico da leitura.
     
    Baixar arquivo