Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5,44 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores
Autor:  
  Adriano Bomtempo Pessoa   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNB/ENSINO DE CIÊNCIAS
Área Conhecimento  
  ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  273
Resumo  
  Com o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC -; presencia-se uma nova postura da sociedade contemporânea que; em plena fase da cultura eletrônica; vem transformando suas relações comerciais; informacionais e interpessoais. Este trabalho trata da abordagem dessas tecnologias na formação de educadores químicos; tendo em vista a inserção delas no ambiente escolar; por tratar de suas potencialidades quando aplicadas ao Ensino de Química. Diversas instituições de ensino superior que possuem cursos de Licenciatura em Química apresentam; em sua grade curricular; disciplinas que desenvolvem o conhecimento em informática e de suas capacidades; porém observa-se com maior freqüência a preocupação em explorar as características básicas do computador e da microinformática; em detrimento do conhecimento a respeito de sua aplicação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. O foco dessa dissertação é a formação inicial de professores de Química; por meio da elaboração de uma disciplina – Informática no Ensino de Química – a ser integrada ao currículo do curso de graduação em Química da Universidade de Brasília – UnB. Disciplina que tem como característica a abordagem das TIC e das suas particularidades nas relações educativas; a fim de oferecer aos futuros docentes em Química provenientes da UnB condições para o uso criativo e contextualizado da informática; de modo a facilitar a aprendizagem em suas práticas pedagógicas. Permeia por todo o trabalho a busca de dados que propiciem uma reflexão sobre a forma em que a disciplina criada pode contribuir para a formação desse futuro profissional de Química.
     
    Baixar arquivo