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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,44
MB
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Título: |
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A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores |
Autor: |
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Adriano Bomtempo Pessoa
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNB/ENSINO DE CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
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ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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273 |
Resumo |
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Com o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC -; presencia-se uma nova postura da sociedade contemporânea que; em plena fase da cultura eletrônica; vem transformando suas relações comerciais; informacionais e interpessoais. Este trabalho trata da abordagem dessas tecnologias na formação de educadores químicos; tendo em vista a inserção delas no ambiente escolar; por tratar de suas potencialidades quando aplicadas ao Ensino de Química. Diversas instituições de ensino superior que possuem cursos de Licenciatura em Química apresentam; em sua grade curricular; disciplinas que desenvolvem o conhecimento em informática e de suas capacidades; porém observa-se com maior freqüência a preocupação em explorar as características básicas do computador e da microinformática; em detrimento do conhecimento a respeito de sua aplicação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. O foco dessa dissertação é a formação inicial de professores de Química; por meio da elaboração de uma disciplina Informática no Ensino de Química a ser integrada ao currículo do curso de graduação em Química da Universidade de Brasília UnB. Disciplina que tem como característica a abordagem das TIC e das suas particularidades nas relações educativas; a fim de oferecer aos futuros docentes em Química provenientes da UnB condições para o uso criativo e contextualizado da informática; de modo a facilitar a aprendizagem em suas práticas pedagógicas. Permeia por todo o trabalho a busca de dados que propiciem uma reflexão sobre a forma em que a disciplina criada pode contribuir para a formação desse futuro profissional de Química. |
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