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Título:  
  A história da ciência e a experimentação no ensino de química orgânica
Autor:  
  Cláudio Luiz Nóbrega Pereira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNB/ENSINO DE CIÊNCIAS
Área Conhecimento  
  ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  1.264
Resumo  
  A motivação para este trabalho partiu da percepção de que os alunos não demonstram muito interesse pelo estudo do conteúdo relativo à Química Orgânica. A literatura tem enfatizado que este é um caso particular de um problema mais amplo: o ensino de ciências passa por uma crise. Segundo vários estudos; esta situação se deve a abordagem pela qual o conhecimento científico é apresentado. Tal abordagem caracteriza-se por ser focada na transmissão de conteúdos que se distanciam da realidade dos alunos; tendo como objetivo a formação de futuros profissionais para carreiras ligadas a ciência. Além do mais; esta abordagem apresenta o conhecimento científico como uma verdade inquestionável; já que; em termos epistemológicos; apóia-se em um modelo empírico indutivista da ciência; cujos fundamentos têm sido duramente criticados pela moderna Filosofia da Ciência. Com intuito de superar tais dificuldades; produzimos um módulo de ensino que aborda o tema corantes; segundo uma perspectiva histórica aliada à experimentação. Este módulo foi avaliado por sete professores de Química. A avaliação de cada um deles foi coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Como resultado os professores destacaram a potencialidade do material em permitir uma abordagem que rompa com a fragmentação do conhecimento químico; aproxime o conteúdo da realidade do aluno; e apresente as inter-relações entre ciência tecnologia e sociedade. Os professores indicaram; ainda; que os experimentos sugeridos podem contribuir para articular o nível macroscópico com os níveis teórico e representacional do conhecimento químico. Também realizamos uma análise sobre a forma como foram inseridas a História da Ciência e a Experimentação nos livros didáticos de Química; que irão fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático de 2008. O resultado de tal avaliação mostra que; em geral; estes livros fazem uso da história da ciência; porém de forma inconsistente; e que a experimentação ainda é tomada segundo a lógica da confirmação.
     
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