|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
575,98
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A história da ciência e a experimentação no ensino de química orgânica |
Autor: |
|
Cláudio Luiz Nóbrega Pereira
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNB/ENSINO DE CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
|
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
469 |
Resumo |
|
A motivação para este trabalho partiu da percepção de que os alunos não demonstram muito interesse pelo estudo do conteúdo relativo à Química Orgânica. A literatura tem enfatizado que este é um caso particular de um problema mais amplo: o ensino de ciências passa por uma crise. Segundo vários estudos; esta situação se deve a abordagem pela qual o conhecimento científico é apresentado. Tal abordagem caracteriza-se por ser focada na transmissão de conteúdos que se distanciam da realidade dos alunos; tendo como objetivo a formação de futuros profissionais para carreiras ligadas a ciência. Além do mais; esta abordagem apresenta o conhecimento científico como uma verdade inquestionável; já que; em termos epistemológicos; apóia-se em um modelo empírico indutivista da ciência; cujos fundamentos têm sido duramente criticados pela moderna Filosofia da Ciência. Com intuito de superar tais dificuldades; produzimos um módulo de ensino que aborda o tema corantes; segundo uma perspectiva histórica aliada à experimentação. Este módulo foi avaliado por sete professores de Química. A avaliação de cada um deles foi coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Como resultado os professores destacaram a potencialidade do material em permitir uma abordagem que rompa com a fragmentação do conhecimento químico; aproxime o conteúdo da realidade do aluno; e apresente as inter-relações entre ciência tecnologia e sociedade. Os professores indicaram; ainda; que os experimentos sugeridos podem contribuir para articular o nível macroscópico com os níveis teórico e representacional do conhecimento químico. Também realizamos uma análise sobre a forma como foram inseridas a História da Ciência e a Experimentação nos livros didáticos de Química; que irão fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático de 2008. O resultado de tal avaliação mostra que; em geral; estes livros fazem uso da história da ciência; porém de forma inconsistente; e que a experimentação ainda é tomada segundo a lógica da confirmação. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|