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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,20
MB
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Título: |
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Construção de uma matriz de planejamento e avlaiação em ensino de química |
Autor: |
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Carlos Torquato de Lima Júnior
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNB/ENSINO DE CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
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ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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240 |
Resumo |
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Este trabalho relata o processo de construção de uma Matriz de Planejamento e Avaliação para o Ensino de Química. Insere-se no contexto do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília; especificamente na linha de pesquisa Ensino de Química: Materiais de Ensino de Química. O trabalho contempla as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais; que preconiza o desenvolvimento de competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta. Destinamos grande parte do trabalho ao embasamento teórico dos conceitos: matriz; planejamento; avaliação; competências. Para tanto; recorremos à literatura especifica; além dos documentos oficiais. Confiantes nos referenciais adotados; construímos uma Matriz de Planejamento e Avaliação para o Ensino de Química. Após a construção; utilizamos a Matriz como instrumento para planejarmos uma Unidade de Ensino; cujo tema foi: Química e atmosfera. A Unidade foi desenvolvida em duas turmas de primeiro ano do Centro Educacional 01; Escola de Ensino Médio do Riacho Fundo 1; uma Região Administrativa de Brasília. Toda a Unidade de Ensino foi desenvolvida em 23 aulas no segundo semestre do ano letivo de 2008. O processo avaliativo teve a intenção formativa; com a utilização de porta-fólio como instrumento de avaliação; além de uma prova; construída com a utilização da Matriz. Como proposta de ação profissional; descrevemos o procedimento de construção de uma Matriz de Planejamento e Avaliação; bem como algumas sugestões para sua utilização em sala de aula. A intenção é que esse material seja utilizado por outros professores de Química do Ensino Médio. |
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