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Título:  
  Construção de uma matriz de planejamento e avlaiação em ensino de química
Autor:  
  Carlos Torquato de Lima Júnior   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNB/ENSINO DE CIÊNCIAS
Área Conhecimento  
  ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  240
Resumo  
  Este trabalho relata o processo de construção de uma Matriz de Planejamento e Avaliação para o Ensino de Química. Insere-se no contexto do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília; especificamente na linha de pesquisa Ensino de Química: Materiais de Ensino de Química. O trabalho contempla as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais; que preconiza o desenvolvimento de competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta. Destinamos grande parte do trabalho ao embasamento teórico dos conceitos: matriz; planejamento; avaliação; competências. Para tanto; recorremos à literatura especifica; além dos documentos oficiais. Confiantes nos referenciais adotados; construímos uma Matriz de Planejamento e Avaliação para o Ensino de Química. Após a construção; utilizamos a Matriz como instrumento para planejarmos uma Unidade de Ensino; cujo tema foi: Química e atmosfera. A Unidade foi desenvolvida em duas turmas de primeiro ano do Centro Educacional 01; Escola de Ensino Médio do Riacho Fundo 1; uma Região Administrativa de Brasília. Toda a Unidade de Ensino foi desenvolvida em 23 aulas no segundo semestre do ano letivo de 2008. O processo avaliativo teve a intenção formativa; com a utilização de porta-fólio como instrumento de avaliação; além de uma prova; construída com a utilização da Matriz. Como proposta de ação profissional; descrevemos o procedimento de construção de uma Matriz de Planejamento e Avaliação; bem como algumas sugestões para sua utilização em sala de aula. A intenção é que esse material seja utilizado por outros professores de Química do Ensino Médio.
     
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