|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,09
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Analogias e metáforas no ensino de física: um exemplo em torno da temática de campos |
Autor: |
|
Janice Anita Bomfim Goulart
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNB/ENSINO DE CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
|
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
221 |
Resumo |
|
Embora não haja um consenso sobre o exato papel da analogia no ensino de ciências as discussões a esse respeito têm fornecido parâmetros para o uso da analogia como ferramenta de ensino. O objetivo desse trabalho é retomar essa discussão sob o enfoque de que o raciocínio analógico seja constituinte da própria estrutura do pensamento científico e, portanto, essencial na alfabetização científica e formação cultural do estudante. Nesse sentido, propomos um exemplo do uso da analogia como ferramenta de ensino por meio de um texto de apoio no qual apresentamos o conceito de campo para estudantes do Ensino Médio. Queremos com isso destacar um ensino que explicite os aspectos conceituais do conteúdo escolar de física, em contraste ao ensino que se limita à mera mecanizada manipulação matemática de fórmulas esvaziadas de significado, sem um modelo que as ampare e que torne esse conteúdo significativo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|