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Título:  
  Ensino médio integrado à educação profissional em Santa Catarina: desafios para a sua implementação
Autor:  
  Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNOESC/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  1,217
Resumo  
  Esta dissertação é resultado de reflexões realizadas em um estudo sobre o processo de implantação e implementação dos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) em Santa Catarina. O referido estudo partiu da necessidade de identificar os desafios políticos; teóricos e práticos da construção desta política no estado. Para isto; fez-se um estudo em torno das políticas voltadas para o ensino médio e para a educação profissional no país; relacionando-as com o mundo do trabalho e o sistema produtivo capitalista. Além disso; relata-se neste estudo o processo de construção da política de EMIEP no estado de Santa Catarina tendo o curso de EMIEP - Técnico em Alimentos na Área Química implantado na E.E.B. João XXIII; município de Maravilha; como campo desta pesquisa qualitativa que utilizou como principais fontes a análise documental; estudo de legislação; entrevistas semidirigidas e questionários. Os sujeitos da pesquisa foram docentes; gestores e alunos do referido curso; além da comunidade externa. Com base no referencial teórico; foram estabelecidas dez unidades de análise: participação no processo de criação do curso de EMIEP; participação nas capacitações; participação nas atividades de planejamento; avaliação dos alunos; proposta metodológica; estrutura física e didática; visibilidade do curso; estabelecimento de parcerias; relação EMIEP – educação e mundo do trabalho; e; aspectos positivos e desafios do EMIEP. Tais unidades de análise proporcionaram a construção de um diagnóstico do processo de implantação e implementação da política do EMIEP no estado de Santa Catarina que possibilitou levantar os êxitos (aspectos positivos alcançados); bem como identificar os principais desafios políticos; teóricos e práticos dos cursos em andamento; sugerindo ações para o fortalecimento dos cursos existentes e subsidiando a expansão desta política.
     
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