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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,64
MB
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Título: |
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O fetiche da pedagogia da competência na educação profissional |
Autor: |
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Hélica Silva Carmo Gomes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFG/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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292 |
Resumo |
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O fetiche da pedagogia da competência na educação profissional resulta de uma
pesquisa ligada à Linha de Pesquisa Educação; Trabalho e Movimentos Sociais da
Faculdade de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Goiás. Esta pesquisa analisou a proposta curricular de duas instituições de
educação profissional do ponto de vista da pedagogia da competência; visando
compreender e expor os elementos constitutivos desta. A aproximação com o objeto de
estudo deu-se por meio da revisão de literatura; de consultas a documentos e publicações
sobre o assunto e; ainda; pela análise das duas instituições de educação profissional
pesquisadas. Nessas instituições; analisaram-se as propostas pedagógicas adotadas nos
cursos técnicos através do estudo dos planos de cursos e entrevistas com coordenadores;
corpo docente e alunos; nas quais se observou uma íntima ligação da educação
profissional com o imediatismo do mercado. A pesquisa demonstrou que a pedagogia da
competência constrói sua proposta de ensino a partir dos parâmetros da filosofia do
pragmatismo; privilegiando conteúdos referentes à prática produtiva; em detrimento de
conteúdos de caráter político e social do trabalho. Ao direcionar pragmaticamente sua
metodologia de ensino para fins meramente utilitários; esta pedagogia cria uma ilusão;
pois anuncia o discurso da empregabilidade e leva o aluno a crer que; ao adquirir
competências para a prática do trabalho; este se tornaria empregável. Ao se considerar a
qualificação como o único requisito para a empregabilidade; ocultam-se os fatores
econômicos; políticos e sociais que interferem nesta questão. Aponta-se a concepção de
escola unitária de Gramsci (1979) como uma alternativa à atual educação para o trabalho;
capaz de pensar a educação profissional sob o viés da filosofia da práxis; em prol de uma
formação integral do trabalhador. |
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