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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
622,34
KB
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Título: |
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Currículo integrado: análise do processo de implementação no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul |
Autor: |
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Fátima Alice Aguiar Quadros
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UCDB/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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681 |
Resumo |
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Os Cursos de Enfermagem sejam eles de nível médio (técnico) ou superior - foram levados a reformular seus currículos e a rever a forma do trabalho pedagógico desenvolvido em razão das novas orientações postas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (2001). Esse novo modelo rompeu com a concepção hospitalocêntrica de formação do enfermeiro para privilegiar a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, preparando o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo do trabalho e das condições de exercício profissional. A presente investigação, vinculada à linha Práticas Pedagógicas e Formação Docente, focaliza o processo de implementação do Projeto Pedagógico do curso de Enfermagem em uma universidade pública do Mato Grosso do Sul, organizado sob a forma de currículo integrado, visando a identificar os fatores que favorecem e os que dificultam esse processo. Para tanto, a pesquisa apóia-se num referencial teórico que focaliza a evolução das concepções de currículos, influenciadas pelo contexto sócio-econômico e político-ideológico e em autores que contribuem para a compreensão do processo didático, especialmente no que se refere ao ensino, à aprendizagem e à avaliação. O novo currículo do curso investigado começou a ser implementado em 2004, ocasionando mudanças consideráveis na rotina e na vida do curso, em função de novas relações e práticas decorrentes do princípio norteador de integração. A coleta de dados foi realizada ao longo de 2006, mediante participação prolongada da pesquisadora no curso, em espaços e situações diversificados, a saber: (a) acompanhamento e registro das Reuniões Pedagógicas, espaço de reflexão e tomada de decisões sobre aspectos didático-pedagógicos e administrativos do curso, (b) entrevistas com professores do curso, (c) análise do registro feito pelos alunos do terceiro ano sobre as experiências vivenciadas no curso, (d) acompanhamento de grupos de alunos em atividade teórico-prática, (e) entrevista do grupo focal. Portanto, a presente pesquisa permite que se faça uma análise dos resultados encontrados, da participação coletiva do corpo docente e discente para a construção do PPP, da superação dos desafios encontrados ao longo do período de implantação do mesmo, da importância da formação docente e da capacitação dos discentes para o mercado de trabalho, e que se apontem as melhorias significativas que já ocorreram com a implantação do PPP e as que ainda precisam ocorrer. |
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