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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
741,01
KB
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Título: |
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A educação profissional técnica de nível médio e o desenvolvimento local/regional: um estudo sobre a inserção da escola agrotécnica federal de sombrio na microrregião do extremo Sul catarinense |
Autor: |
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Fernando Dilmar Bitencourt
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNB/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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211 |
Resumo |
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Nas últimas décadas o debate sobre desenvolvimento vem se intensificando; pois os
modelos implementados tornaram-se inadequados. Uma nova visão emergiu
recentemente calcada no desenvolvimento sustentável. Neste contexto; também o espaço
rural; o local/regional; ganha relevância no Brasil e começa a tomar novos contornos para
adequar-se à conjuntura que ora se apresenta. Observa-se igualmente que; ao longo dos
anos; o ensino profissional vem se tornando cada vez mais estratégico para o
desenvolvimento socioeconômico do país; principalmente se considerarmos o atraso
tecnológico de diversos setores da economia e de muitas regiões. O presente trabalho
tem como propósito compreender a participação do ensino técnico profissional de nível
médio no desenvolvimento local/regional. Mais especificamente; estuda a inserção da
Escola Agrotécnica Federal de Sombrio na dinâmica do desenvolvimento da microrregião
Extremo Sul Catarinense; através da oferta do curso Técnico Agrícola com Habilitação em
Agropecuária; visto que a referida região; considerada uma das mais pobres do Estado;
tem sua economia fundamentada no setor agrícola. Para se compreender esta inserção
se fez necessário ouvir os dirigentes das quatro maiores empresas do setor agropecuário
da região; das quais duas são cooperativas e uma pública; bem como egressos do curso
agropecuário da Escola; tanto os que trabalham nessas empresas em sua área de
formação; como também aqueles que retornaram as suas propriedades e hoje são
agricultores. Observa-se com esta pesquisa a importância do ensino técnico-agrícola para
a microrregião; a contribuição deste para o setor agropecuário; colocando no mercado a
grande maioria dos técnicos que prestam assistência técnica ao produtor rural; o que vem
possibilitando nos últimos anos a qualificação destes agricultores. Verificou-se também
que esta inserção poderia ser potencializada; se a instituição estivesse mais próxima das
empresas e da comunidade; o que permitiria uma leitura mais apurada da realidade e
consequentemente das necessidades do espaço onde está inserida. |
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