Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2.08 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Rádio e educação: de ouvintes a falantes, processos midiáticos com crianças
Autor:  
  Josemir Almeida Barros   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UERJ/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  1,915
Resumo  
  O presente estudo trata dos processos de produção de mensagens radiofônicas para o público infantil. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo comunicativo da radiodifusão e sua especificidade de interlocução com o público infantil. No que se refere à pesquisa de campo; este estudo desdobrou-se em dois momentos. Um primeiro exploratório; mais voltado à recepção; dedicou-se observar a audiência infantil à mídia radiofônica. O segundo momento; mais voltado à produção; dedicou-se observar dois programas radiofônicos; um; que tem por público alvo as crianças; outro; que além de dirigir-se às crianças ; é também produzido com elas. Analisou-se dois programas radiofônicos: o Rádio Maluca; da Rádio Nacional AM RJ em parceria com a Rádio MEC AM e o Universidade das Crianças; da Rádio UFMG Educativa. Dentre os autores que fundamentam este estudo destacam-se Bakhtin (2003); Benjamin (1994); Buckinghan (2000); Freire (2002); Brecht (2005); Thompson (2002); Amorim (2004) e Ferraretto (2007).
     
    Baixar arquivo