|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
858,80
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
“Ministro de Deus, portador da luz”: ações e discursos católicos de modelação docente na década de 1930 |
Autor: |
|
Rodrigo Mota Narcizo
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UERJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
353 |
Resumo |
|
Esta dissertação tem a proposta de refletir sobre ações e discursos produzidos por educadores católicos na década de 1930; situados nos debates intelectuais sobre a modernidade e a construção da nação à época; focalizando a multiplicidade de representações de professor e de formação docente construídas.
Nesse quadro; são analisadas representações sobre a educação e os modelos de professor desejado; assim como as estratégias conduzidas para a sua disseminação; tendo como base dois manuais destinados a professores Tratado de Pedagogia; de Monsenhor Pedro Anísio e Técnica da Pedagogia Moderna; de Everardo Backheuser e dois congressos católicos promovidos pela Confederação Católica Brasileira de Educação; em 1934 e 1937. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|