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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6.33
MB
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Título: |
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FlexQuest no ensino de ciências: incorporando a teoria da flexibilidade cognitiva na WebQuest |
Autor: |
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Adriana Alves Aleixo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRPE/ENSINO DAS CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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419 |
Resumo |
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O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada em uma escola da rede
privada da cidade do Recife (Brasil); com alunos do 2° Ano do Ensino Médio. Um
dos focos desta pesquisa é o estudo de ferramentas com base na Internet que
apóiem a construção do conhecimento nos níveis iniciais e avançados por parte dos
alunos; num contexto interdisciplinar no ensino de ciências. Para níveis iniciais do
conhecimento utilizamos a estratégia WebQuest (WQ); e para os níveis avançados;
a FlexQuest (FXQ). A FlexQuest incorpora; dentro da WebQuest; a Teoria da
Flexibilidade Cognitiva (TFC). A TFC é uma teoria de ensino; aprendizagem e
representação do conhecimento; objetivando a proposição de estratégias para
aquisição de níveis avançados do conhecimento. A partir de uma abordagem
qualitativa; com uso de questionários; entrevistas e observações; realizamos
intervenções pedagógicas em 3 turmas do 2º ano do Ensino médio; tendo como eixo
norteador a utilização das duas estratégias (WQ e FXQ). Os resultados da pesquisa
revelaram que as WebQuests quando concebidas dentro de uma proposta
construtivista de ensino e aprendizagem; são estratégias eficazes para níveis
introdutórios do conhecimento; por ter em seu bojo atividades que despertam a
curiosidade; a pesquisa; o trabalho cooperativo; a autonomia; mesmo que não
contemple uma maior profundidade nos conceitos estudados. Enquanto a
FlexQuest é uma estratégia poderosa para a aquisição de conhecimento em níveis
avançados; desenvolvendo nos alunos novas habilidades de busca e tratamento da
informação. Esta estratégia mostrou-se ainda um fazer pedagógico alicerçado no
real; aberto a múltiplas relações com o exterior; em que o aluno constrói o sentido
de sua aprendizagem; apesar da mesma requerer uma maior complexidade em sua
elaboração; em relação à estratégia WebQuest. |
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