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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Um estudo do e no processo de implantação no estado do Paraná do PROEJA: problematizando as causas da evasão.
Autor:  
  Adriana de Almeida   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  774
Resumo  
  Esta pesquisa realizou um estudo do e no processo de implantação no Estado do Paraná do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Teve como objetivo analisar aspectos da eficiência política e social do Programa; bem como problematizar possíveis condições para a efetividade social do PROEJA; por meio do perfil socioeconômico e as razões da evasão no ano de 2008 no Estado do Paraná. Para esse fim; tomou como referencial de análise o processo histórico construído pela Educação Profissional e sua relação com a Educação de Jovens e Adultos. Partiu-se do pressuposto de que a base histórica da educação é orgânica ao modelo de desenvolvimento econômico do país. Os objetivos específicos pretenderam: identificar se a proposta de inclusão dos jovens e adultos no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional está sendo efetivada; traçar o perfil sócioeconômico da clientela atendida pelo PROEJA; investigar às principais causas da evasão. A metodologia constou de análise documental; entrevista com Coordenadores de Curso; questionário orquestrado com os alunos evadidos e observação sistemática nas oficinas; nos encontros e seminários e visita às escolas que ofertam o PROEJA. A hipótese norteadora da pesquisa é enunciada do seguinte modo: a Eficiência e as possibilidades de Efetividade Social do PROEJA estão articuladas as condições de tempo; de acesso e de aprendizagem; que constituem a especificidade dos Jovens e adultos. Identificaram-se as seguintes situações para o comprometimento da eficácia política e das condições para a efetividade social do PROEJA: a restrição orçamentária; a falta de condições infra-estruturais das escolas; a falta de efetivação dos quadros docentes; a pouca efetividade da formação continuada. Esse estudo ressaltou que não é possível afirmar o sucesso e/ou fracasso do PROEJA; entendendo que a educação no Estado do Paraná; nessa modalidade; está em processo e constitui-se um desafio a implementação dessa Política pública.
     
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