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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,00
MB
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Título: |
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Um estudo do e no processo de implantação no estado do Paraná do PROEJA: problematizando as causas da evasão. |
Autor: |
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Adriana de Almeida
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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410 |
Resumo |
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Esta pesquisa realizou um estudo do e no processo de implantação no Estado do
Paraná do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Teve como objetivo
analisar aspectos da eficiência política e social do Programa; bem como
problematizar possíveis condições para a efetividade social do PROEJA; por meio
do perfil socioeconômico e as razões da evasão no ano de 2008 no Estado do
Paraná. Para esse fim; tomou como referencial de análise o processo histórico
construído pela Educação Profissional e sua relação com a Educação de Jovens e
Adultos. Partiu-se do pressuposto de que a base histórica da educação é orgânica
ao modelo de desenvolvimento econômico do país. Os objetivos específicos
pretenderam: identificar se a proposta de inclusão dos jovens e adultos no Ensino
Médio Integrado à Educação Profissional está sendo efetivada; traçar o perfil sócioeconômico
da clientela atendida pelo PROEJA; investigar às principais causas da
evasão. A metodologia constou de análise documental; entrevista com
Coordenadores de Curso; questionário orquestrado com os alunos evadidos e
observação sistemática nas oficinas; nos encontros e seminários e visita às escolas
que ofertam o PROEJA. A hipótese norteadora da pesquisa é enunciada do seguinte
modo: a Eficiência e as possibilidades de Efetividade Social do PROEJA estão
articuladas as condições de tempo; de acesso e de aprendizagem; que constituem a
especificidade dos Jovens e adultos. Identificaram-se as seguintes situações para o
comprometimento da eficácia política e das condições para a efetividade social do
PROEJA: a restrição orçamentária; a falta de condições infra-estruturais das
escolas; a falta de efetivação dos quadros docentes; a pouca efetividade da
formação continuada. Esse estudo ressaltou que não é possível afirmar o sucesso
e/ou fracasso do PROEJA; entendendo que a educação no Estado do Paraná;
nessa modalidade; está em processo e constitui-se um desafio a implementação
dessa Política pública. |
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