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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,61
MB
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Título: |
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A angústia na obra de Ingmar Bergman: Sarabanda em Ser e Tempo de Martin Heidegger |
Autor: |
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José Luiz de Campos Castejón Branco
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UPM/EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA |
Área Conhecimento |
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ARTES |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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737 |
Resumo |
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O presente estudo procurou discutir o conceito de angústia de forma ampla e não apenas como habitualmente se considera; isto é; como estreitamento da liberdade humana ou como comportamento mórbido a ser removido. Existem outras formas de expressão da angústia; a partir de uma dimensão estrutural ontológica fundamental; peculiar ao homem. Procurou-se assim; avaliar qualitativamente as implicações provocadas pela angústia; por meio da análise do filme Sarabanda - 2003; de Ingmar Bergman; segundo a Analítica Existencial de Martin Heidegger. Para tanto; os personagens foram interpretados considerando-se as estruturas essenciais da existência humana; pois a angústia se relaciona com elas intrinsecamente. Verificou-se; diante dos cinco personagens analisados (Marianne; Johan; Karin; Henrik e Martha); que apenas duas (Marianne e Karin); puderam experimentar o que foi denominado como angústia existencial; ao contrário das vivências de Johan; Henrik e Martha; denominadas como angústia patológica; guardadas as diferenças individuais. |
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