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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Projeto político: pedagógico da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - Famasul com ênfase para o ensino de física e matemática
Autor:  
  Lourival Gomes Da Silva Filho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRPE/ENSINO DAS CIÊNCIAS
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  240
Resumo  
  Esta pesquisa tem como principal objetivo a análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) adotado pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL); situada no Município de Palmares; Estado de Pernambuco-Brasil. Dentro de uma visão crítico-construtivista; foi estabelecido um elo entre o conteúdo deste projeto e a prática pedagógica dos professores; tendo como ênfase o ensino das disciplinas Física e Matemática do Curso de Ciências com habilitação em Matemática. Durante a análise desse Projeto se procurou identificar sua vivência em sala de aula através do processo ensino-aprendizagem quanto às disciplinas Física e Matemática. Como procedimento metodológico; optamos pela Metodologia Interativa (OLIVEIRA; 2005); através da aplicação da técnica do círculo hermenêutico-dialético (CHD); com realização de entrevistas; aplicação de questionários; observações e análise documental. A pesquisa de campo teve como amostra setenta alunos; quatro professores do 5º e 6º períodos do Curso de Ciências com habilitação em Matemática e dois gestores da FAMASUL. Como fundamentação teórica; utilizamos a abordagem construtivista no processo ensinoaprendizagem; a concepção da pedagogia crítica de Paulo Freire; perpassando pela interdisciplinaridade; formação continuada e o desenvolvimento de competências e habilidades. Mesmo tendo identificado no Projeto Político-Pedagógico da FAMASUL; referenciais que recomendam um ensino crítico dentro de uma abordagem construtivista e a formação continuada de professores; a análise dos resultados demonstrou uma dicotomia entre o PPP e o processo ensino-aprendizagem nas disciplinas Física e Matemática. Essa constatação nos leva a sugerir; aos que fazem a FAMASUL; uma reflexão mais aprofundada do Projeto Político-Pedagógico dessa Faculdade; para que se coloque de direito e de fato no cotidiano da sala de aula essa proposta; dentro de uma abordagem crítico-construtivista; objetivando a melhoria da qualidade de ensino para construção e reconstrução do conhecimento no Curso de Ciências; sobretudo no ensino da Física e da Matemática.
     
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