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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
600,78
KB
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Título: |
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Projeto político: pedagógico da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - Famasul com ênfase para o ensino de física e matemática |
Autor: |
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Lourival Gomes Da Silva Filho
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRPE/ENSINO DAS CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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240 |
Resumo |
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Esta pesquisa tem como principal objetivo a análise do Projeto Político-Pedagógico
(PPP) adotado pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul
(FAMASUL); situada no Município de Palmares; Estado de Pernambuco-Brasil.
Dentro de uma visão crítico-construtivista; foi estabelecido um elo entre o conteúdo
deste projeto e a prática pedagógica dos professores; tendo como ênfase o ensino
das disciplinas Física e Matemática do Curso de Ciências com habilitação em
Matemática. Durante a análise desse Projeto se procurou identificar sua vivência em
sala de aula através do processo ensino-aprendizagem quanto às disciplinas Física
e Matemática. Como procedimento metodológico; optamos pela Metodologia
Interativa (OLIVEIRA; 2005); através da aplicação da técnica do círculo
hermenêutico-dialético (CHD); com realização de entrevistas; aplicação de
questionários; observações e análise documental. A pesquisa de campo teve como
amostra setenta alunos; quatro professores do 5º e 6º períodos do Curso de
Ciências com habilitação em Matemática e dois gestores da FAMASUL. Como
fundamentação teórica; utilizamos a abordagem construtivista no processo ensinoaprendizagem;
a concepção da pedagogia crítica de Paulo Freire; perpassando pela
interdisciplinaridade; formação continuada e o desenvolvimento de competências e
habilidades. Mesmo tendo identificado no Projeto Político-Pedagógico da FAMASUL;
referenciais que recomendam um ensino crítico dentro de uma abordagem
construtivista e a formação continuada de professores; a análise dos resultados
demonstrou uma dicotomia entre o PPP e o processo ensino-aprendizagem nas
disciplinas Física e Matemática. Essa constatação nos leva a sugerir; aos que fazem
a FAMASUL; uma reflexão mais aprofundada do Projeto Político-Pedagógico dessa
Faculdade; para que se coloque de direito e de fato no cotidiano da sala de aula
essa proposta; dentro de uma abordagem crítico-construtivista; objetivando a
melhoria da qualidade de ensino para construção e reconstrução do conhecimento
no Curso de Ciências; sobretudo no ensino da Física e da Matemática. |
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