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Título:  
  De práticas sociais a gêneros do discurso: uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas
Autor:  
  Yan Qiaorong   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/LETRAS
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  686
Resumo  
  Este trabalho tem como objetivo colocar em prática a noção bakhtiniana de gênero do discurso em materiais didáticos para o ensino de português para falantes de outras línguas. É apresentada a situação de ensino de português na China; no intuito de descrever o contexto da presente proposta de ensino. A seguir; é discutida a proposta de diferentes autores; do uso de gêneros do discurso como unidade de ensino em currículos de línguas e em materiais didáticos. Visando a um ensino que crie oportunidades para que o aluno se envolva em diferentes esferas de comunicação e práticas sociais; é feita uma proposta de seqüência didática a partir de tema de interesse (moradia) de alunos chineses; quando de sua estada em Porto Alegre. É elaborada uma unidade de ensino; organizada por alguns gêneros do discurso relacionados ao eixo temático selecionado; explicitando os objetivos e as orientações para o desenvolvimento de cada atividade. A unidade de ensino “Procurando um apartamento em Porto Alegre” foi elaborada a partir de textos autênticos que fazem parte de diferentes práticas sociais do contexto específico “alugar um imóvel” (anúncios classificados; contrato e depoimentos sobre moradia). Foi desenvolvida para alunos de nível básico-intermediário; prevendo 4 aulas de 100 minutos. A unidade foi testada com um grupo de 24 alunos; na Universidade de Comunicação da China; com a finalidade de verificar a aplicabilidade do material produzido. A análise dos resultados permite afirmar que é possível colocar em prática uma proposta de ensino de língua estrangeira; através de gêneros do discurso; de uma forma sistemática e gradual. Uma seqüência didática que tem como ponto de partida a contextualização do uso da língua através de diferentes gêneros do discurso estimula os alunos a participarem; oferecendo oportunidades de envolvimento e aprendizagem de novas práticas sociais; relevantes para as suas vidas pessoais e profissionais. Este trabalho busca contribuir na elaboração de materiais didáticos; na proposição de metodologias de ensino de línguas; na organização de currículos de línguas baseados em gêneros do discurso e para o ensino de português para falantes de outras línguas.
     
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