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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Educação profissional de pessoas jovens e adultas: novo campo da profissionalidade docente
Autor:  
  Maria De Cássia Passos Brandão Gonçalves   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFBA/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  719
Resumo  
  Este trabalho teve como objeto de estudo a formação e profissionalidade de professores da educação de jovens e adultos; no contexto do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – CEPROEJA; do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia – CEFET-BA – Campus de Salvador. O objetivo foi investigar as formas pelas quais professores e professoras; ao se relacionarem com as práticas educativas construíram a sua profissionalidade. Para tanto; o referencial teórico que serve de fundamento para esta pesquisa foi pautado nos estudos de Freire; Di Pierro; Haddad; Kohl; Arroyo; Paiva; Tardif; Contreras; Hypolito; Nóvoa; Veiga; Dubar e outros. Os sujeitos da pesquisa foram os professores/professoras e coordenador do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA e coordenadora do CEPROEJA. A pesquisa evidencia que a assunção do compromisso com o ato educativo; com a construção de uma educação profissional de pessoas jovens e adultas cidadã; requer dos professores o desenvolvimento da profissionalidade. E; por sua vez; de uma formação de professores que; ao valorizar as experiências e os saberes construídos ao longo do exercício da docência; proporcione aos professores em formação o conteúdo crítico necessário à reflexão; com vistas ao desenvolvimento de competências cognitivas superiores que são; também; necessárias ao desenvolvimento de competências e saberes profissionais.
     
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