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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
501,36
KB
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Título: |
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Educação profissional de pessoas jovens e adultas: novo campo da profissionalidade docente |
Autor: |
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Maria De Cássia Passos Brandão Gonçalves
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFBA/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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226 |
Resumo |
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Este trabalho teve como objeto de estudo a formação e profissionalidade de professores da educação de jovens e adultos; no contexto do Curso de Especialização em Educação
Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos CEPROEJA; do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia CEFET-BA Campus de Salvador. O objetivo foi investigar as formas pelas quais professores e professoras; ao se relacionarem com as práticas educativas construíram a sua profissionalidade. Para tanto; o referencial teórico que serve de fundamento para esta pesquisa foi pautado nos estudos de Freire; Di Pierro; Haddad; Kohl; Arroyo; Paiva; Tardif; Contreras; Hypolito; Nóvoa; Veiga; Dubar e outros. Os sujeitos da pesquisa foram os professores/professoras e coordenador do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA e coordenadora do CEPROEJA. A pesquisa evidencia que a assunção do compromisso com o ato educativo; com a construção de uma educação profissional de pessoas jovens e adultas cidadã; requer dos professores o desenvolvimento da profissionalidade. E; por sua vez; de uma formação de professores que; ao valorizar as experiências e os saberes construídos ao longo do exercício da docência; proporcione aos professores em formação o conteúdo crítico necessário à reflexão; com vistas ao desenvolvimento de competências cognitivas superiores que são; também; necessárias ao desenvolvimento de competências e saberes profissionais. |
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