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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,65
MB
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Título: |
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Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas |
Autor: |
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Teófilo Alves Galvão Filho
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFBA/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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1.497 |
Resumo |
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Num mundo em profundas e aceleradas transformações, a Tecnologia Assistiva emerge
como uma área do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado como um importante
horizonte de novas possibilidades para a autonomia e inclusão social dos alunos com
deficiência. Na busca de entender e discutir como a “instituição Escola” tem percebido e
vivenciado essas possibilidades em suas práticas e processos, principalmente os
relacionados com a Educação Inclusiva, esta pesquisa estudou, através de uma abordagem
de Estudo de Caso, o processo de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva por escolas
públicas de Ensino Básico do município de Salvador, Bahia, tecnologia essa necessária para
a inclusão de alunos com deficiência em suas salas de aula. O estudo foi operacionalizado
por meio de entrevistas realizadas em quatro escolas com os profissionais que vivenciam e
gerenciam mais diretamente essas realidades, que são os seus gestores, professores,
coordenadores pedagógicos e os responsáveis por Salas de Recursos. Nesse sentido, a
pesquisa fundamentou-se no pensamento de Bronfenbrenner sobre o modelo ecológico de
desenvolvimento, e também na perspectiva sócio-histórica proposta por Vygotsky, mais
particularmente nos seus Fundamentos de Defectologia, além do suporte teórico sobre
Educação Inclusiva encontrado em autores como Mantoan, Baptista, Miranda, Manzini,
Rodrigues e outros, e sobre a relação das Tecnologias de Informação e Comunicação com a
educação, encontrada em Lévy, Papert, Silva, Pretto, Bonilla e outros. Como resultados da
pesquisa, destacam-se, além da constatação dos avanços e conquistas verificados no
processo de apropriação da Tecnologia Assistiva pelas escolas estudadas, também, e
majoritariamente, as dificuldades e obstáculos encontrados nesse processo pelos
profissionais entrevistados, juntamente com as demandas desses profissionais por ações
mais efetivas das gestões centrais das redes educacionais públicas às quais pertencem, e por
políticas públicas consistentes e sistemáticas que favoreçam uma maior agilidade e eficácia
no processo de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva necessária para a inclusão escolar
de alunos com deficiência. Foi possível detectar e analisar, também, as contradições
existentes entre o paradigma educacional tradicional hegemônico nas escolas e os
princípios da Educação Inclusiva, contradições essas percebidas como desestruturadoras
dos processos de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva por essas escolas. A partir dos
dados obtidos, analisados e discutidos, são apresentadas possibilidades concretas de novos
horizontes, perspectivas e políticas públicas que favoreçam e viabilizem o avanço nesses
processos, tal como a implantação de Centros de Referência em Tecnologia Assistiva e
Acessibilidade, e a construção de ambientes telemáticos de aprendizagem favorecedores de
práticas educacionais escolares mais inclusivas e compatíveis com as necessidades da
sociedade contemporânea. |
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