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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3.90
MB
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Título: |
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Estudo da influência do contexto esportivo no status de identidade de atletas de futebol de campo |
Autor: |
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João Ricardo Nickenig Vissoci
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEM/EDUCAÇÃO FÍSICA - UEL - UEM |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO FÍSICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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275 |
Resumo |
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O objetivo deste estudo foi investigar a influência do contexto esportivo no status de identidade de atletas de futebol de campo. Foram sujeitos do estudo 120 atletas de
futebol de campo do sexo masculino nascidos no período de mil novecentos e noventa
a mil novecentos e noventa e cinco; que praticavam futebol de campo em escolas de
formação vinculadas a um clube da primeira divisão do campeonato brasileiro de
futebol; do estado do Paraná. Como instrumentos foram utilizados: Escala de Motivação
para o Esporte; Inventário Atlético de Estratégias de Coping; Inventário de Estilos
Parentais e uma entrevista semi-estruturada. A coleta de dados foi realizada nas
escolas de formação esportiva do clube em horários agendados com os
professores/técnicos. Para análise dos dados quantitativos foram utilizados: o teste
Levene; o teste Kruskal-Wallis com post hoc Mann-Whitney; ANOVA de um fator; com
post hoc Bonferroni; ANOVA de medidas repetidas e o teste Alpha de Cronbach para
avaliar a confiabilidade dos dados. Os dados qualitativos foram avaliados através da
análise de conteúdo do tipo categorial. Os resultados evidenciaram: maior índice de
autodeterminação; maior variabilidade de estratégias de coping e maior estilo parental
de suporte ao longo do desenvolvimento da carreira esportiva; na transição no domínio
atlético os atletas apresentavam uma preferência pelo futebol de campo em detrimento
a outras atividades; os atletas na fase de especialização já eram tratados como
profissionais; e evidenciavam a carreira esportiva com perspectiva de futuro e de
crescimento financeiro; na fase de investimento a dedicação ao futebol era exclusiva;
os atletas estavam profissionalizados e participavam de competições nacionais e
internacionais; no domínio psicológico observou-se a percepção do futebol de campo
como uma atividade com significado e importância para os pais; os atletas
demonstraram amadurecimento com a continuidade no contexto do futebol e satisfação
com o papel de jogadores de futebol; que lhes promovia destaque social; apesar da
percepção dos esforços necessários para alcançar o alto desempenho; no domínio
psicossocial a família se manteve como principal elemento de suporte para os atletas
em todas as fases do desenvolvimento atlético; os atletas evidenciaram dificuldades no
distanciamento da família e para estabelecer relacionamentos interpessoais dentro e
fora do clube; restringindo; na fase de investimento; o foco das amizades a pessoas de
dentro do clube; no domínio acadêmico os atletas apresentaram dificuldades em manter
a vida de estudante e de atleta; havendo a percepção da importância dos estudos como
uma alternativa à carreira de atleta; o ambiente esportivo foi caracterizado como restrito
em relação às atividades executadas ao longo da carreira esportiva; o foco dos
relacionamentos interpessoais foi direcionado ao contexto esportivo com o decorrer do
desenvolvimento da carreira. Os papéis variados na fase de experimentação
diminuíram; se restringindo ao de atleta na fase de investimento; os status de
identidade evidenciados nos atletas de futebol de campo da fase de investimento foram o de execução e conquista. Os atletas no status de execução mostraram menor
autodeterminação (motivados extrinsecamente); com menor variabilidade de estratégias
de coping e percepção de suporte e superproteção pelos pais; os atletas com status de
conquista demonstraram ser autodeterminados; com diversas estratégias de coping e
com suporte dos pais no desenvolvimento. Assim; concluiu-se: as características do
contexto do futebol de campo podem influenciar no desenvolvimento do atleta;
restringindo suas experiências; relacionamentos interpessoais; vivência de papéis;
dificultando o desenvolvimento em outros domínios; podendo então afetar no status de
identidade dos atletas e na continuidade do ciclo de vida. |
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