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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.57
MB
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Título: |
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Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do Currículo Funcional Natural |
Autor: |
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Andréa Rizzo dos Santos Boettger Giardinetto
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/MAR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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2,933 |
Resumo |
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O autismo vem sendo estudado pela ciência há décadas, mas ainda é objeto de
muitos questionamentos. Em relação à questão educacional pesquisas têm sido
realizadas com o intuito de identificar, descrever e avaliar alguns programas de
intervenção precoces existentes para atender alunos com autismo. No âmbito da
questão educacional inclusiva desses alunos nas escolas regulares de ensino,
constatam-se poucos estudos na área. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo
realizar uma análise circunstanciada dos contextos da experiência escolar inclusiva
de alunos com autismo e identificar as possibilidades de contribuição do programa
Currículo Funcional Natural (CFN) como meio auxiliar na participação destes alunos
em sala de aula comum. Participaram desta pesquisa um professor especialista de
uma escola especial que adota o programa CFN na educação de alunos com
autismo, quatro professoras das escolas públicas municipais e particulares
responsáveis por classes comuns e seus alunos com autismo matriculados no
ensino regular. Desses alunos, um com 4 anos e 8 meses e outro com 5 anos
estavam matriculados na educação infantil de duas escolas públicas municipais, um
aluno com 6 anos estava matriculado na educação infantil de uma escola particular e
um aluno com 12 anos estava matriculado no 5º ano do ensino fundamental em
outra escola particular, sendo que este, além de autismo apresentava a Síndrome do
X-Frágil. Os quatro alunos frequentavam concomitantemente escolas de educação
especial, sendo que os alunos de 6 e 12 anos tinham como proposta educacional na
escola de educação especial o CFN. A pesquisa foi realizada em duas cidades de
médio porte do interior paulista denominadas de cidade A e cidade B. A coleta de
dados com os professores e alunos foi realizada no período de maio a novembro de
2007, e constou da aplicação de entrevistas semi-estruturadas aos professores e
observações diretas por meio de filmagens das atividades realizadas pelos alunos
com autismo nas escolas regulares. As observações diretas se basearam em um
protocolo de análise eco-comportamental que descreve e avalia a relação
comportamento do aluno, ecologia da sala de aula e comportamento do professor.
Foram analisadas 11 filmagens com duração total de 19 horas e 10 minutos de
gravação. Não foi encontrada diferença significativa nos resultados obtidos entre o
comportamento dos alunos das escolas públicas municipais que não receberam o
apoio do CFN e o comportamento do aluno de 6 anos da escola regular particular
que recebeu apoio do CFN. Para o aluno de 12 anos a análise foi realizada
separadamente devido a discrepância entre idade e ano escolar em relação aos
outros alunos. Os resultados sugeriram uma resposta positiva das professoras da
educação infantil do ensino regular no processo inclusivo dos alunos com autismo,
mostrando que a inclusão desses alunos é possível, e que muitos aspectos do CFN
se assemelhavam aos trabalhados realizados na educação infantil, sendo mais
necessário as orientações deste programa nas séries mais avançadas, onde as
demandas curriculares se diferenciam das demandas da educação infantil. |
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