|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,22
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Alunos brasiguaios em escola de fronteira Brasil/Paraguai: um estudo lingüístico sobre aprendizagem do português em Ponta Porã, MS |
Autor: |
|
Ione Vier Dalinghaus
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIOESTE/LETRAS -LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Área Conhecimento |
|
LETRAS |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
563 |
Resumo |
|
Nesta pesquisa estudaram-se lingüisticamente os processos de aprendizagem de
quatro alunos brasiguaios em uma escola pública da fronteira entre Brasil/Paraguai.
Verificou-se como a realidade bilíngüe da professora de português potencializa o
desempenho dos discentes selecionados neste estudo. A escola localiza-se em
Ponta Porã; MS; fronteira seca com Pedro Juan Caballero; Paraguai e atende mais
de 90% de alunos oriundos do Paraguai. O aporte teórico que norteia este estudo se
ampara na Lingüística Aplicada; especialmente em etnografia escolar; cujos
principais autores são: Erickson (1986; 1989; 2001); André (1995; 2000); Cox; Assis-
Peterson (2001); Moita Lopes (1996; 2006); Bortoni-Ricardo (2004). Justifica-se esta
investigação especialmente pela escassez de estudos lingüísticos sobre questões
de avaliação e aprendizagem na fronteira. O corpus compôs-se de provas de
classificação; avaliações em língua portuguesa; documentos; diário de campo e
entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Aponta-se; entre outros resultados; para a
necessidade de políticas lingüísticas e educacionais que dêem conta da
complexidade presente em escolas fronteiriças; evidenciando-se alguns avanços já
registrados neste espaço geopolítico no tocante ao ensino de alunos bilíngües em
Mato Grosso do Sul. O estudo e permanência em campo se deram no período de
fevereiro de 2007 a dezembro de 2008. Espera-se; por meio desta pesquisa;
contribuir para a maximização de políticas lingüísticas e educacionais em situações
de ensino formal em espaços fronteiriços brasileiros. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|