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Título:  
  Alunos brasiguaios em escola de fronteira Brasil/Paraguai: um estudo lingüístico sobre aprendizagem do português em Ponta Porã, MS
Autor:  
  Ione Vier Dalinghaus   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIOESTE/LETRAS -LINGUAGEM E SOCIEDADE
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  563
Resumo  
  Nesta pesquisa estudaram-se lingüisticamente os processos de aprendizagem de quatro alunos brasiguaios em uma escola pública da fronteira entre Brasil/Paraguai. Verificou-se como a realidade bilíngüe da professora de português potencializa o desempenho dos discentes selecionados neste estudo. A escola localiza-se em Ponta Porã; MS; fronteira seca com Pedro Juan Caballero; Paraguai e atende mais de 90% de alunos oriundos do Paraguai. O aporte teórico que norteia este estudo se ampara na Lingüística Aplicada; especialmente em etnografia escolar; cujos principais autores são: Erickson (1986; 1989; 2001); André (1995; 2000); Cox; Assis- Peterson (2001); Moita Lopes (1996; 2006); Bortoni-Ricardo (2004). Justifica-se esta investigação especialmente pela escassez de estudos lingüísticos sobre questões de avaliação e aprendizagem na fronteira. O corpus compôs-se de provas de classificação; avaliações em língua portuguesa; documentos; diário de campo e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Aponta-se; entre outros resultados; para a necessidade de políticas lingüísticas e educacionais que dêem conta da complexidade presente em escolas fronteiriças; evidenciando-se alguns avanços já registrados neste espaço geopolítico no tocante ao ensino de alunos bilíngües em Mato Grosso do Sul. O estudo e permanência em campo se deram no período de fevereiro de 2007 a dezembro de 2008. Espera-se; por meio desta pesquisa; contribuir para a maximização de políticas lingüísticas e educacionais em situações de ensino formal em espaços fronteiriços brasileiros.
     
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