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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,65
MB
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Título: |
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Nanotecnologia e citologia: perspectivas para o ensino de Biologia no Século XXI |
Autor: |
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Carmem Regina da Silva Pereira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/RS/EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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287 |
Resumo |
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Este trabalho apresenta um estudo voltado à educação em Ciências no século XXI,
com ênfase em atividades que envolvam ensino e aprendizagem de Biologia em contextos
relacionados à vivência dos alunos, de modo integrado a assuntos atuais, levando o saber para
além da sala de aula e buscando seu reflexo no dia-a-dia. O conteúdo focalizado é a
nanotecnologia, tema cada vez mais freqüente nos meios de comunicação, integrado à
citologia, em aulas de Biologia no ensino médio. Neste contexto, analisam-se possíveis
contribuições de uma Unidade de Aprendizagem, Nanotecnologia e Citologia, à formação
inicial de professores de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de
caso, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva, tendo como sujeitos os alunos
de uma turma de um curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura). Os
instrumentos para obter informações constaram de uma questão inicial para verificar as
concepções prévias dos alunos, um diário de campo com registro dos encontros, um
questionário final, com depoimentos auto-avaliativos sobre o trabalho vivenciado. Todas as informações obtidas foram analisadas segundo a metodologia de Análise Textual Discursiva,
resultando em três grandes categorias, estabelecidas previamente a partir das questões de
pesquisa: Nanotecnologia e Citologia: reconhecendo as idéias prévias dos licenciandos, As
aprendizagens dos licenciandos: processo de transformação, Contribuições na formação
inicial de professores de Biologia: um novo olhar ao século XXI, uma unidade de
aprendizagem para a vida. Foi constatado que, conforme os depoimentos, os alunos
apresentavam poucos conhecimentos prévios sobre o tema. Consideraram significativo
vivenciar a proposta devido à inovação, tanto pela metodologia como em termos de conteúdo.
As conclusões atestam a importância de estudar temas atuais de modo contextualizado e
interdisciplinar, com metodologias diversificadas, e a necessidade de atualização constante
dos professores, tanto em sua educação continuada como na formação inicial. |
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